Sábado – Pense por si

Os 27 dias de Gonçalo Matias, o novo ministro-estrela

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 09 de junho de 2025 às 07:00

O novo ministro da Reforma do Estado foi secretário de Estado Adjunto e para a Modernização Administrativa do segundo governo de Passos Coelho, derrubado pela esquerda.

É uma memória bem viva. Estávamos em novembro de 2015, Passos Coelho tinha tomado posse como primeiro-ministro há dias e discutia-se o Programa de Governo –, mas com uma maioria parlamentar à esquerda, uma moção de rejeição podia derrubar o Executivo. À volta da televisão de um gabinete na Presidência de Conselho de Ministros, o então secretário de Estado Gonçalo Matias assistia ao lado dos seus adjuntos ao derradeiro momento, "como se fosse um jogo de futebol", descreve o advogado André Zibaia da Conceição, então seu assessor. "Comentávamos, argumentávamos, discutíamos o que estava a acontecer uns com os outros. É verdade que o resultado era o esperado, mas há coisas que nos marcam." O Governo foi derrubado e durou 27 dias.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.