Sábado – Pense por si

Os 27 dias de Gonçalo Matias, o novo ministro-estrela

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 09 de junho de 2025 às 07:00

O novo ministro da Reforma do Estado foi secretário de Estado Adjunto e para a Modernização Administrativa do segundo governo de Passos Coelho, derrubado pela esquerda.

É uma memória bem viva. Estávamos em novembro de 2015, Passos Coelho tinha tomado posse como primeiro-ministro há dias e discutia-se o Programa de Governo –, mas com uma maioria parlamentar à esquerda, uma moção de rejeição podia derrubar o Executivo. À volta da televisão de um gabinete na Presidência de Conselho de Ministros, o então secretário de Estado Gonçalo Matias assistia ao lado dos seus adjuntos ao derradeiro momento, "como se fosse um jogo de futebol", descreve o advogado André Zibaia da Conceição, então seu assessor. "Comentávamos, argumentávamos, discutíamos o que estava a acontecer uns com os outros. É verdade que o resultado era o esperado, mas há coisas que nos marcam." O Governo foi derrubado e durou 27 dias.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro