Sábado – Pense por si

António Luís Marinho

Os 50 anos do 11 de Março: o dia em que o “bicho saiu da toca”

De um lado, temia-se uma “Matança da Páscoa” e os supostos guerrilheiros sul-americanos no RAL 1. Do outro, o “perigo spinolista”. No fim do dia, entre ataques de paraquedistas, fugas de helicóptero, alguma ação e umas breves horas de golpe e contragolpe, o regime guinou à esquerda e a revolução quase descarrilou.

Tsunami em Gaza

Ao contrário do cromatismo, o clamor que saiu das gargantas de dezenas de milhares de moçambicanos era bem definido: Venâncio! Venâncio! Este país é nosso! Salva Moçambique! Foi assim no Chibuto, na Macia/Bilene e no Xai-Xai, a capital da província.

Ana Taborda

A outra vida do ex-CEO da Galp

Filho de um empresário nascido em Alcobaça e de mãe francesa, nunca trabalhou com o pai, que fundou um Grupo com mais de 23 mil trabalhadores. Estudou nos EUA e gosta de andar de barco nas praias da Arrábida.

Marco Alves

O que é o 25 de Novembro e porque é que o PCP o odeia?

Para os comunistas, a data representa a derrota (às mãos de Ramalho Eanes, de Mário Soares e do Grupo dos Nove) de uma "insurreição popular armada" que queria implementar em Portugal uma sociedade de inspiração soviética.

Relatório Minoritário

Crónica para todos os desgostos

Escrevo numa altura em que nada está decidido, e tudo continua em jogo. Ainda se vota, existem 203 incidentes pré-eleitorais (promovidos pelos dois partidos) e 82 milhões de votos postais de ausentes, ou antecipados, e ainda sufrágio presencial também precoce. Mas não há violência. Por agora

Diogo Barreto

Condecorar Spínola: os argumentos contra e a favor

Marcelo pretende condecorar o general Spínola com a Ordem da Liberdade, pelo papel que desempenhou no 25 de Abril. Mas há quem lembre os eventos que se seguiram à Revolução para contestar a decisão.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h