Sábado – Pense por si

A Direção
A Direção
16 de dezembro de 2021 às 08:00

O sucesso da PJ e as escolhas de Rui Rio e da DGS

A forma como a DGS reagiu no início aos pedidos da divulgação dos pareceres menorizou-nos a todos e é típica de quem não respeita os cidadãos.

A captura de João Rendeiro na África do Sul é um êxito claro da Polícia Judiciária que, através dos mecanismos de cooperação internacional e do empenho pessoal do seu diretor nacional, conseguiu localizar e deter o ex-banqueiro em menos de três meses. Ela representa um sinal para a sociedade de que ninguém está acima da lei - sobretudo aqueles que se julgam impunes. Mostra às forças de combate ao crime que não há impossíveis quando há empenho, determinação e competência. Mas, é preciso não esquecer, essa vitória serve apenas para disfarçar a vergonha a que a Justiça portuguesa tinha sido sujeita com a fuga de João Rendeiro e o fracasso de um sistema que permite que os processos se arrastem durante anos e, neste caso, não conseguiu prever a possibilidade de fuga de alguém que tudo fez - e continua a fazer - para escapar às suas responsabilidades perante a sociedade.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos Editorial 920
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres