
Dácio, o Barão Vermelho, 2ª parte: comunista e rico
A vida de Ricarte-Dácio de Sousa entre a elite cultural lisboeta, nos anos antes do crime sangrento em que matou a mulher, o filho e a gata.
A vida de Ricarte-Dácio de Sousa entre a elite cultural lisboeta, nos anos antes do crime sangrento em que matou a mulher, o filho e a gata.
Duas gerações de portugueses viveram sob um regime ditatorial, criado por Salazar, que marcou todos os aspetos da vida no País. A jornalista Fernanda Cachão leva-nos numa viagem ao tempo em que vivíamos com senhas de racionamento, Hitler era um amigo, a PIDE perseguia e os informadores denunciavam tudo.
Este sábado, a RTP transmite a primeira semifinal do concurso. Fomos perceber quais são, este ano, as canções mais ouvidas entre as 20 candidatas, a que soam e quem são os autores.
Em Portugal há quase 70.000 homens num grupo de Telegram em que são partilhadas fotografias íntimas de mulheres tiradas sem o seu consentimento. Quantas pessoas sabem a identidade de homens que fazem coisas semelhantes a Dominique Pélicot e se recusam a denunciar à polícia?
Dos €6 aos €60, descubra sugestões diferentes para uma entrada em 2025 mais especial.
O ciclo "Música em Bairros" vai levar sons de várias músicas do mundo a bairros lisboetas, de janeiro a abril.
O novo romance do jornalista e escritor fala de desinformação e geopolítica, e foi mote para uma conversa sobre Putin, Trump, os "bots" nas redes sociais e o jornalismo em Portugal.
Perseguidos pelo Marquês de Pombal, chegaram a ser a família mais rica do País – com um casamento que envolveu acusações de rapto e tentativas de suborno. Um dos descendentes do I duque levou a Rainha Isabel II a conhecer a Arrábida. Outros cruzaram os seus nomes com Espírito Santo, Soares Franco e Van Zellers.
Tarantino abriu-lhe a porta, mas foi na TV que se tornou uma das atrizes mais populares da geração Z. Quem é a protagonista do filme "Reality", acabado de chegar às salas de cinema nacionais?
É certo que a rejeição dói a toda a gente, mas fazer da literatura um divã transforma o leitor num psicólogo, numa coisa amorfa, e sobretudo diminui, ao invés de engrandecer, o papel do criador, não só porque abdica do dever e do prazer de criar, mas principalmente porque passa a não ter nada para dar ao leitor além de si mesmo.
Da política à cultura, do desporto à investigação, são talentos com provas dadas nas áreas de trabalho e casos sérios de sucesso, no presente e para o futuro. Eis 20 perfis para ficar a conhecer.
No Brasil, encontrámos um destino perfeito para um inverno de calor. Entre Rio e Búzios, descobrimos praias de sonho, botecos, recantos na natureza e a vida vibrante de uma Cidade Maravilhosa.
Encenador e ator tinha 88 anos. Foi um dos fundadores do TEC, que existe desde 1965.
Um concerto em Lisboa de uma cantora que integrou uma digressão de Madonna, uma peça de teatro de Albano Jerónimo e Cláudia Lucas Chéu e um menu exclusivo no restaurante JNcQUOI Asia são algumas das nossas sugestões.
A atriz já foi sujeita a uma cirurgia mas é esperado que permaneça hospitalizada por vários dias.
Poder, identidade, sexualidade: ao longo das últimas quatro décadas, a artista norte-americana afirmou-se como um dogma cultural, da música à Moda. Mutável e idealista, Madonna equilibrou o status quo e fê-lo sem pedir desculpa, num mundo que nem sempre a compreendeu.