Sábado – Pense por si

Susana.mp4

Medalhas olímpicas de Paris "parecem que têm dezenas de anos"

A jornalista Susana Lúcio explica a polémica em torno das medalhas dos Jogos Olímpicos de Paris que aconteceram no verão de 2024. "Estão a oxidar" e os atletas já pediram a sua substituição, como aconteceu com a judoca portuguesa Patrícia Sampaio.

Gabriela Ângelo

Gripe. Deve Portugal acabar com venda livre de medicamentos?

Para os dois médicos ouvidos pela SÁBADO a pseudoefedrina é vista de forma diferente. Lúcio Meneses apela ao cuidado na sua mistura com outros medicamentos; Rui Nogueira considera que o seu contributo para doenças cardiovasculares é residual.

A ajuda de cães e gatos

Ter um cão ou um gato ajuda a reduzir o stresse e a superar problemas psicológicos. O impacto é significativo, e a jornalista Susana Lúcio, depois de ter feito este trabalho até já está a planear adotar um animal. E ainda: como os algoritmos condicionam a nossa vida; o islandês que “ajudou” Portugal a ganhar o Euro 2016

A alimentação saudável

A jornalista Susana Lúcio andou duas semanas com um sensor de glicose no braço e descobriu que quando come esparguete ao jantar os níveis no sangue disparam. Esse é um dos aspetos do trabalho de capa desta semana, sobre os passos que deve dar para ter uma alimentação saudável.

Como vencer a ansiedade

Desde a pandemia que os problemas de ansiedade têm vindo a crescer, como aponta a jornalista Susana Lúcio. E ainda: estivemos com o apresentador Vasco Palmeirim; fomos a Paris conhecer o segundo homem mais rico do Reino Unido; e entrevistamos uma portuguesa que denuncia os mercados negros (da cocaína ao tráfico de órgãos).

Caderno de Significados

O ano que virá

Entramos em 2022 com muitos sinais de alerta. Com uma economia fraca, um sistema político tribalizado, uma sociedade civil descrente e a entregar-se a um certo messianismo. Sinais que evocam uma velha canção italiana de Lucio Dalla, sobre o ano que há de vir.

Lucília Galha

Porque é que dançar numa discoteca continua a ser proibido?

Há evidência para considerar as discotecas um ambiente de risco, diz o presidente da Associação Portuguesa de Infeção Hospitalar, Lúcio Meneses de Almeida. Podem vir a reabrir enquanto tal: se todos usarem máscara e se a música estiver mais baixa, sugere o especialista.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30