As pré-presidenciais
Como se previa, 2025 será o ano das pré-presidenciais. É aquele preâmbulo de 12 meses, em que todos os cavalos de batalha, torres, bispos, reis e rainhas aspirantes se colocam no tabuleiro de xadrez.
Como se previa, 2025 será o ano das pré-presidenciais. É aquele preâmbulo de 12 meses, em que todos os cavalos de batalha, torres, bispos, reis e rainhas aspirantes se colocam no tabuleiro de xadrez.
A verdade é que o que distingue a canção Bebaça, de Marília Mendonça, de um Junk, de William S. Burroughs, é a técnica e mais nada. A dor, a vergonha e o vício são iguais.
Na ficção, há muito para ler, da literatura nacional e estrangeira. Cruzámos novidades em perspetiva para esta rentrée e deixamos-lhe as nossas sugestões.
O autro britânico tinha 73 anos, vítima de um cancro no esófago. Era conhecido pela sua prosa cáustica e pelas crónicas.
Como narrar a história de um século a partir do mergulho em espiral na vida de um só homem? Aí está Lições, o novo e mais ambicioso romance de Ian McEwan.
Apesar de discordar da ideia de destruir monumentos, a escritora, de 58 anos, defende que Portugal tem de pedir desculpas pelo passado de opressor. Está a preparar novo livro e foi nomeada para o Femina.
Três romances de excelência – uma tragédia rural com incesto, um retrato da Belle Epoque, um relato sobre escravidão sexual – juntam-se a dois ensaios e a um registo autobiográfico.
Romances, contos, poesia e muitas biografias vão chegar às livrarias este mês. Chimamanda Ngozi Adichie, George Orwell, Gonçalo M. Tavares e Louise Glück entre as novidades.
A pintora morreu esta quarta-feira, 8 de junho, aos 87 anos. Recorde o trabalho da SÁBADO sobre a vida e obra da artista portuguesa.
"Sabrina", a novela gráfica que veio estabelecer um marco na história deste género literário ao ser a primeira a ser selecionada para o Prémio Man Booker, vai ser publicada pela Porto Editora.
O livro inclui entrevistas aos escritores George Steiner, Alice Munro, Elena Ferrante, Henry Miller, John Steinbeck e Julian Barnes. Eduardo Pitta assina a crítica e atribui-lhe cinco estrelas (em cinco)
Um romance sobre Dmitri Chostakovich, o compositor russo mais importante da era soviética
A Julian Barnes, o consagrado escritor inglês, junta-se a vida de Shostakovich mais a imensidão do que fica e do que passa e aí está O Ruído do Tempo
Em análise novo romance do escritor britânico Ian McEwan
Numa crónica exclusiva para o site da SÁBADO, Pedro Marta Santos escreve sobre o joelho de Cristiano Ronaldo e a paixão pelo futebol
Isto agora anda assim: uma pessoa carrega num link do 'New York Times' e vai ter ao Best of Hungarian Sexy Girls