A AD de Luís Montenegro está a seguir à risca a cartilha do neo-fascista Steve Bannon
Agora existem os neo-fascistas. E Steve Bannon é um deles. E a sua influência global é enorme. E em Portugal os seus discípulos não se encontram apenas no Chega.
Agora existem os neo-fascistas. E Steve Bannon é um deles. E a sua influência global é enorme. E em Portugal os seus discípulos não se encontram apenas no Chega.
As ideias veiculadas por André Ventura e seus apaniguados e suas apaniguadas, para além de xenófobas, racistas, supremacistas, totalitárias, fascizantes, totalmente falhas de empatia e humanismo, e, em geral, contrárias aos mais elementares direitos humanos reconhecidos internacionalmente, são também incompatíveis com o interesse nacional de Portugal.
O Presidente da República vaticinou-lhe, ainda no meio académico, que se iria ouvir "falar dela, em vários tablados universitários e institucionais”. Assim tem sido. Quem é a mulher que se prepara para unir a esquerda e desafiar Moedas?
O jurista e investigador, com vários livros publicados sobre o período do Estado Novo, é o autor de Marcello Caetano – Uma Vida Portuguesa, que a SÁBADO oferece na próxima semana.
A Universidade de Lisboa tem um espólio de livros de curso que é uma viagem ao passado de políticos, poetas, comentadores e até de uma antiga primeira-dama.
António é o mais à esquerda dos irmãos Rebelo de Sousa. Crítico do Estado Novo, foi repreendido pela PIDE. Ajudou a fundar o PSD e foi deputado por três partidos. Hoje é do PS – e pediu autorização aos líderes para apoiar o irmão.
Sobre antigas e novíssimas doutrinas políticas, com significado mais ou menos “ideológico”. Umas reconhecem naturalmente o mundo conquistado. Outras querem conquistar o mundo
O Presidente da República assinalou o Dia de Portugal com um elogio ao povo, no seu discurso nas celebrações de Braga. Antes dele falou Jorge Moreira que lembrou o laço da língua portuguesa e como esta não pode ser mal tratada.
Marcelo Rebelo de Sousa está em Braga para assinalar o 10 de Junho. Segue depois para Londres. António Costa estará ausente devido a doença.
O despacho de Marcelo Rebelo de Sousa designa "a cidade de Braga como sede das comemorações, em 2022, do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, bem como junto das comunidades portuguesas no Reino Unido", sem adiantar mais pormenores sobre as celebrações.
O atual e os dois antigos Presidentes da República juntaram-se em "Era uma vez Jorge Sampaio", que reúne testemunhos de 250 personalidades da vida pública portuguesa, da política, diplomacia, cultura ou desporto, de direita e de esquerda.
Tinha o hábito de atribuir alcunhas. Ao líder do PCP chamou Doutor ABC, sigla de Álvaro Barreirinhas Cunhal. Rebelde na universidade, cometeu um erro de que se arrependeu até ao fim da vida: ficou em casa no 25 de Abril.
Alguns apelidos repetem-se. Outros cruzam-se nos corredores. Duas queixas a contestar concursos internos que escolheram “filhos de” geraram polémica. Mas o familygate apenas reflete uma cultura de endogamia mais ampla: foi medida em 99%.
Pedro Rodrigues fez uma carta aberta a Rui Rio para que o líder do PSD “manifeste a discordância do partido face a esta inaceitável proposta do Governo”.
Jorge Miranda referiu que não encontra "qualquer obstáculo ou objeção de constitucionalidade" na medida decretada pelo Governo.
Uma das propostas polémicas do projeto do Chega é abolir os limites da revisão constitucional e que serviu de base para o pedido de parecer à comissão de Assuntos Constitucionais.