A lei do silêncio
Num país onde a lei e os tribunais aplicam demasiadas mordaças à discussão livre, a iniciativa europeia em defesa da liberdade de expressão tem de entrar no debate político.
Num país onde a lei e os tribunais aplicam demasiadas mordaças à discussão livre, a iniciativa europeia em defesa da liberdade de expressão tem de entrar no debate político.
Pela ação de um tribunal lisboeta, o Estado português ocupou-se a criminalizar a crítica e a impor o medo de falar como lei da República.
A juíza deu razão ao famoso acupuntor e condenou o médico João Júlio Cerqueira por difamação. Por agora, o queixoso está satisfeito – mas a outra parte irá recorrer.
"Só irei parar quando destruir tudo à tua volta", ameaçaram-no por SMS. A estrela da acupuntura está em guerra com um médico e tenta segurar um império que fatura milhões – mas tem prejuízos.
Contamos como estamos prestes a enfrentar um aumento de preços e rutura de stocks; acompanhámos Nuno Melo em campanha; mostramos como a seca e o consumo de água acabaram com o rio Mira; e falámos com o acupunctor Pedro Choy.
É previsível termos um aumento dos casos. Mas os especialistas reforçam que a alta taxa de vacinação da população portuguesa e o início da vacinação dos jovens, acima dos 12 anos, terá um impacto positivo. A não ser que surja uma variante nova.
As chamadas dietas da moda dão uma falsa perceção de que se está a comer bem e a ganhar saúde. Na verdade, são tão restritivas que o corpo entra em desequilíbrio e pode haver várias consequências: compulsões, intolerâncias a alimentos, perturbações do sono e défice de atenção e até má nutrição e osteoporose.
O que é? Para que serve? A população portuguesa tem défice? Qual é o seu papel na covid-19? A SÁBADO preparou um conjunto de respostas a todas estas questões, mas nem toda a informação é concordante.
A Direção-Geral de Saúde revelou os últimos dados relativos à pandemia do novo coronavírus em Portugal.
O médico João Júlio Cerqueira alerta que as terapias alternativas continuam a apregoar que curam a Covid-19 e que as fake news e os produtos ditos milagrosos continuam a proliferar nas redes sociais
Em causa estão crimes de corrupção ativa e passiva, burla qualificada, falsificação de documento e propagação da doença.
O PSD queria desconto no IVA para suplementos. Sobre terapias alternativas ou ritalina também já houve ideias de deixar cientistas de cabelos em pé.
As promessas das terapias alternativas de nada valem no combate ao coronavírus. E até podem ser prejudiciais, ao darem uma sensação de segurança, explica o médico João Júlio Cerqueira
Não há provas de que as terapêuticas não convencionais tenham benefícios significativos ou que sirvam para tratar doenças. Pelo contrário: está confirmado que têm riscos e podem mesmo fazer mal à saúde.
As histórias dramáticas e os riscos mortais foram investigados esta semana pela SÁBADO.
Combate os mitos e a pseudociência com um blogue de divulgação científica onde desmonta as falsas informações. João Júlio Cerqueira é médico e criador do Scimed.