Sábado – Pense por si

Política+Ciência=Choque

Margarida Davim
Margarida Davim 22 de junho de 2020 às 08:00

O PSD queria desconto no IVA para suplementos. Sobre terapias alternativas ou ritalina também já houve ideias de deixar cientistas de cabelos em pé.

A pandemia voltou a trazer a ciência para o centro do debate político, mas nem sempre políticos e cientistas estão do mesmo lado. São muitas as vezes em que propostas que até citam estudos e fontes científicas são arrasadas pela comunidade científica. Incluir as terapias alternativas na Lei de Bases da Saúde ou isentá-las de IVA, licenciar cursos de medicinas não convencionais – tudo medidas aprovadas pelo Parlamento –, proibir a prescrição de ritalina a menores de seis anos ou baixar o IVA para os suplementos alimentares – ambas chumbadas na Assembleia da República - são exemplos de temas que dividem política e ciência.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.