Bastidores: Nuvens no horizonte
Nuno Tiago Pinto Chefe de redação
27 de outubro

Bastidores: Nuvens no horizonte

As mais lidas

Contamos como estamos prestes a enfrentar um aumento de preços e rutura de stocks; acompanhámos Nuno Melo em campanha; mostramos como a seca e o consumo de água acabaram com o rio Mira; e falámos com o acupunctor Pedro Choy.

Em plena crise política, no horizonte parecem estar a reunir-se nuvens negras que vão afetar as famílias nos próximos meses. Nas conversas com dezenas de empresários e líderes de associações de todos os setores ao longo da última semana, os jornalistas Bruno Faria Lopes e Lucília Galha foram acumulando os sinais de perplexidade – expressões como "loucura", "não sei onde isto vai parar" ou "nunca tinha visto nada assim" – perante um choque económico global que ninguém previu. O resultado é um risco claro de rutura de stocks e a certeza de que os preços de quase tudo o que compramos vai subir em breve.

Na estrada com Melo
Candidato à liderança do CDS, Nuno Melo anda pelo País a cativar militantes. No último sábado, o repórter Alexandre R. Malhado acompanhou-o numa jornada que começou em Faro, passou por Setúbal e terminou em Lisboa. No Algarve, a sede da distrital estava fechada há meses e repleta de despojos de noites de copos de jotas centristas. Foi numa sala com retratos de todos os líderes, exceto de Francisco Rodrigues dos Santos, que Melo apresentou o projeto a 16 pessoas. Com apenas quatro horas de sono, o candidato repetiu o discurso, palavra por palavra, em todas as paragens. Só ao jantar pediu à fotojornalista Raquel Wise: “Não me tire fotografia, por favor. Não quero aparecer a mastigar.”

O jornalista Alexandre R. Malhado (ao fundo), assiste a uma sessão de campanha de Nuno Melo, em Setúbal
O jornalista Alexandre R. Malhado (ao fundo), assiste a uma sessão de campanha de Nuno Melo, em Setúbal Raquel Wise

Um rio que deixou de o ser
Se há alguns anos era possível passear pelas margens do Mira, hoje, na zona de Ourique, é possível caminhar pelo leito do que já foi um rio. Como conta o jornalista Paulo Barriga, a seca, conjugada com o consumo excessivo de água a jusante da barragem de Santa Clara, deixaram o grande rio do Sul em níveis nunca vistos. Uma reportagem, para ver também em formato multimédia no site da SÁBADO, com imagens que não o vão deixar indiferente.

O jornalista Paulo Barriga, ao centro, assiste ao lançamento de um drone para filmar o leito seco do rio Mira
O jornalista Paulo Barriga, ao centro, assiste ao lançamento de um drone para filmar o leito seco do rio Mira fotos Raquel Wise
As polémicas de um acupunctor
Em abril de 2019 Pedro Choy e João Júlio Cerqueira estiveram em lados opostos num Prós e Contras. Hoje continuam a defrontar-se com o acupunctor a processar o médico por difamação devido a textos publicados num blogue. À jornalista Raquel Lito, Choy queixou-se de insónias e lapsos de memória provocados pelo desgaste do processo, numa conversa que começou após o fim das consultas, às 19h, e que se prolongou até às 23h.

Boa semana.

Mais crónicas do autor
03 de novembro

Bastidores: Deixar o carro em casa

Vários jornalistas trocaram o automóvel pelos transportes públicos; entrevistámos o ator Manuel Cavaco e a investigadora Paula Cristina Roque; contamos a história de Mariana Vaz Pinto, a mulher que está a quebrar barreiras no futebol profissional.

27 de outubro

Bastidores: Nuvens no horizonte

Contamos como estamos prestes a enfrentar um aumento de preços e rutura de stocks; acompanhámos Nuno Melo em campanha; mostramos como a seca e o consumo de água acabaram com o rio Mira; e falámos com o acupunctor Pedro Choy.

20 de outubro

Roteiros para o descanso

Preparámos-lhe cinco roteiros gastronómicos para aproveitar o feriado; falámos com os investigadores Pedro Magalhães e Luís de Sousa sobre corrupção; fomos ver os vestidos que Paula Bobone vai leiloar; e entrevistámos o astronauta português João Lousada, que está a treinar para ir a Marte.

13 de outubro

Bastidores: Uma mulher discreta

Revelamos os testamentos de Maud Queiroz Pereira; falámos com a britânica Michela Wrong sobre a violência no Norte de Moçambique; contamos a história de Dulce Correia, cuja vida inspirou a série Vanda; e entrevistamos o herói do futsal Pany Varela

29 de setembro

O outro lado de Moedas

Fazemos um retrato de Carlos Moedas, entrevistámos o ministro das Finanças a poucos dias da entrega da proposta de Orçamento do Estado e fizemos uma prova cega com crianças para ver o que elas acham de alimentos sem açúcar

Mostrar mais crónicas
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Tópicos bastidores 913
Opinião Ver mais