
Enrico Letta é mais um dos nomes de relevo que vai estar presente na “The Lisbon Conference”
Ao longo dos dias estão a ser revelados vários especialistas e líderes internacionais que vão marcar presença no evento.
Ao longo dos dias estão a ser revelados vários especialistas e líderes internacionais que vão marcar presença no evento.
António Vitorino esteve ligado a mais de uma dúzia de empresas, abriu portas entre o poder político e o económico e já foi visado em várias polémicas.
Vinte anos depois de tomar posse como presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso relata os bastidores da sua escolha, recorda os tempos que passou em Bruxelas e coloca-se de lado na corrida à Presidência da República, que diz ser a maior honra que um português pode ter.
O relatório indica como primeira e mais importante prioridade para "relançamento de um crescimento sustentável" a "redução do fosso em matéria de inovação com os Estados Unidos e a China, especialmente em tecnologias de ponta".
O manifesto explica a importância do mar para a competitividade económica e para a descarbonização nos setores da energia, transportes e agricultura/alimentação.
Na última legislatura, 72% das votações foram conseguidas graças à “grande coligação” entre PPE, Socialistas e Liberais. Os três partidos do arco da governação europeísta têm prioridades capazes de gerar acordos na próxima legislatura. Os trabalhos parlamentares vão depender da coesão do bloco central mas também do peso das direitas radicais.
"São dois camaradas que vão almoçar. A passagem do testemunho já foi feita", disse o líder do PS defendendo que o antecessor "será o que desejar" na Europa.
O político francês tinha 98 anos. "Morreu esta quarta-feira de manhã, na sua casa de Paris, durante o sono", confirmou a filha.
Dez anos de cavaquismo contra os quase oito de costismo: que marcas ficam no País dos dois homens que mais tempo estiveram em São Bento?
Sou defensor do Estado Social de Direito que é aquele que, em linha com o formidável lema da Revolução Francesa de 1789 (Liberdade, Igualdade, Fraternidade), tem por objectivo a criação das condições materiais que permitem o pleno exercício, por parte de todos os cidadãos e cidadãs, de todos os direitos que lhes são reconhecidos por Lei.
A França é também o país mais altivo, egoísta e autocentrado da Europa. Esqueceu-se dos privilégios que a sua imensa riqueza lhe concede, é avessa a qualquer tipo de sacrifícios e, a braços com um Estado gigantesco, foi incapaz de se reformar.
O Brexit parece ter interrompido a lógica determinista do projeto de construção europeia. Afinal é possível parar de pedalar e sem cair da bicicleta.
O Colégio Europa escolheu Mário Soares como "patrono académico" para o ano de 2020, em que se comemoram os 35 anos da adesão portuguesa à Comunidade Europeia.
Na mensagem em que assinala os 35 anos da adesão de Portugal à então CEE, chefe de Estado defende que "Portugal tem também um papel crucial a desempenhar" na resposta a esses problemas.
Bruxelas propõe que 500 mil milhões de euros sejam canalizados para os Estados-membros através de subsídios a fundo perdido e os restantes 250 mil milhões na forma de empréstimos.
Decisão de tribunal alemão sobre o BCE é "preocupante", diz Miguel Poiares Maduro. Director do centro Jacques Delors chama-lhe "nacionalismo legal". Efeitos podem atingir milhões de pessoas.