Sábado – Pense por si

Portugal há 40 anos na CEE: como “o bom aluno” vingou na UE

Rita Rato Nunes
Rita Rato Nunes 29 de dezembro de 2025 às 23:00

O ministro que falava 30 segundos em inglês e francês, os comentários de Thatcher (que chamava aos portugueses “bárbaros educados”) e outras memórias da adesão.

Portugal entrou oficialmente na Comunidade Económica Europeia (CEE) a 1 de janeiro de 1986, depois de oito anos de negociações e de muitos pedidos generalizados – até dos GNR, que em 1982 lançaram a música Portugal na CEE.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O ano 1 da Grande Transição

Este ano de 2025 acabou com a Ordem Internacional Liberal. Parece vir aí uma nova Ordem das Grandes Potências, baseada na Força, já não nas regras. Mas ainda só estamos a iniciar a Transição. Trump fez um primeiro ano de segundo mandato desastroso. Putin agradece e tentará, em 2026, aproveitar o triunfo de ter "conquistado" Washington, apesar de, no terreno, ter falhado a tomada de Kiev. Preparem-se para alguns anos de incerteza, risco e nevoeiro. Nós, europeus, ainda não sabemos lidar com a perda americana