Sábado – Pense por si

“Quem me encorajou muito a aceitar a presidência da Comissão Europeia foi o Presidente Sampaio”

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto 04 de dezembro de 2024 às 23:00

Vinte anos depois de tomar posse como presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso relata os bastidores da sua escolha, recorda os tempos que passou em Bruxelas e coloca-se de lado na corrida à Presidência da República, que diz ser a maior honra que um português pode ter.

Durão Barroso recebeu aSÁBADOno seu apartamento em Lisboa, numa das pausas das inúmeras viagens que continua a fazer pelo mundo devido às conferências para que é requisitado e às funções de presidente da GAVI - a Aliança Global para as Vacinas e de chairman não executivo da Goldman Sachs. O pretexto da conversa foi o 20º aniversário da tomada de posse como presidente da Comissão Europeia (CE). Ao longo de mais de uma hora partilhou as memórias desses dias, mostra algum desencanto sobre a política atual e partilhou o que pensa sobre a guerra na Ucrânia.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro