Sábado – Pense por si

“Quem me encorajou muito a aceitar a presidência da Comissão Europeia foi o Presidente Sampaio”

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto 04 de dezembro de 2024 às 23:00

Vinte anos depois de tomar posse como presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso relata os bastidores da sua escolha, recorda os tempos que passou em Bruxelas e coloca-se de lado na corrida à Presidência da República, que diz ser a maior honra que um português pode ter.

Durão Barroso recebeu aSÁBADOno seu apartamento em Lisboa, numa das pausas das inúmeras viagens que continua a fazer pelo mundo devido às conferências para que é requisitado e às funções de presidente da GAVI - a Aliança Global para as Vacinas e de chairman não executivo da Goldman Sachs. O pretexto da conversa foi o 20º aniversário da tomada de posse como presidente da Comissão Europeia (CE). Ao longo de mais de uma hora partilhou as memórias desses dias, mostra algum desencanto sobre a política atual e partilhou o que pensa sobre a guerra na Ucrânia.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.