Sábado – Pense por si

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
24 de abril de 2022 às 10:00

França, a bela (e o monstro)

A França é também o país mais altivo, egoísta e autocentrado da Europa. Esqueceu-se dos privilégios que a sua imensa riqueza lhe concede, é avessa a qualquer tipo de sacrifícios e, a braços com um Estado gigantesco, foi incapaz de se reformar.

Na segunda-feira comemoramos a nossa revolução. De pouco nos servirá caso, no domingo, a França não comemore a sua. Refiro-me à de 1789, a da "Liberté, Égalité, Fraternité", dos direitos do Homem, das Luzes, das sementes da democracia constitucional. Mas também essa gerou terror, os jacobinos, a sede imperialista de Bonaparte, a sedição, o caos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro