Sábado – Pense por si

Susana Lúcio

Vem aí a polio, a lepra e o dengue?

As autoridades de saúde alertam para o risco de doenças antigas voltarem à Europa décadas depois de serem erradicadas. E os mosquitos que transmitem doenças tropicais também já foram detetados em Portugal.

Lucília Galha

Monkeypox: há razões para estarmos preocupados?

Portugal está no top 10 dos países com mais casos: já temos quase 1.000. Mas o número de novos casos tem vindo a diminuir de forma global. E a vacinação vai começar a ser feita preventivamente. Saiba a quem e porquê e o que deve fazer para se proteger.

Lucília Galha

O vírus que não veio dos macacos

Apesar de não ser novo, nunca antes tinha havido um surto em Portugal, ou sequer na Europa. Desconhece-se como começou e pode nunca vir a saber-se, mas os casos devem continuar a aumentar. Os especialistas garantem que não será como a Covid-19. A SÁBADO falou com um dos 100 portugueses que já tiveram a doença.

Márcia Sobral

Varíola dos macacos. O que é e quais são os sintomas?

Depois da covid-19 e dos casos raros de hepatites agudas em crianças, surgem em Portugal 20 casos suspeitos de monkeypox, a varíola dos macacos. Desde que a varíola foi erradicada deixaram de ser administradas vacinas pelo que a dúvida é clara: que riscos enfrentamos agora com esta "nova" doença?

Lucília Galha

Porque nos devemos preocupar com as bactérias multirresistentes?

No Hospital de Braga há um surto provocado por organismos que resistem a vários antibióticos. Não é a primeira vez, já havia situações deste género antes da pandemia e vão continuar a existir. Mas é preciso conter a transmissão porque há o risco de estas infeções não se conseguirem tratar, alertam os especialistas. Saiba porquê.

Vanda Marques

Regresso às aulas, regresso aos surtos de covid?

É previsível termos um aumento dos casos. Mas os especialistas reforçam que a alta taxa de vacinação da população portuguesa e o início da vacinação dos jovens, acima dos 12 anos, terá um impacto positivo. A não ser que surja uma variante nova.

Diogo Camilo

"Nunca vi tanta gente morrer em tão curto espaço de tempo"

Ricardo Baptista Leite é médico e voluntário na zona covid-19 do Hospital de Cascais e expressou num vídeo a "enorme frustração" de ver "decidir quem são os doentes que vão ter acesso a ventilação", determinando quem vive e quem morre.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h