Sábado – Pense por si

Rui Avelar

Detido pela PJ era representante fiscal de cerca de 18 mil imigrantes

Operação da PJ teve como objetivo "desmantelar um grupo criminoso" presumivelmente dedicado à "prática reiterada de crimes de auxílio à imigração ilegal, corrupção, branqueamento de capitais e falsificação de documentos". Foram detidas 13 pessoas e apreendidos bens de luxo e quantias avultadas em dinheiro.

Nuno Tiago Pinto

Rui Pinto defende-se: “Agiu em legítima defesa do povo angolano”

Na contestação entregue ao tribunal que o vai julgar pelo acesso aos emails do Benfica, de empresas de Isabel dos Santos, advogados e de outras entidades, o pirata informático pede a nulidade de provas, a prescrição de prazos e contesta a qualificação jurídica da maioria dos 242 crimes informáticos pelos quais vai responder. O julgamento começa a 13 de janeiro.

Alexandre R. Malhado

Como André Ventura criou o Chega

Era do PSD e votava em Sócrates, mas foi no populismo que vingou. Ressentido com uma “traição” de Montenegro, Ventura demitiu-se de vereador em Loures e criou o Chega com amigos – que já saíram do partido. Uma história com falsificações, dívidas pagas pelo próprio e “facadas nas costas”.

No país emerso

Que consequência para o racismo?

O que dizer das instituições que não aplicam as devidas consequências sempre que são confrontadas com estas situações? Portugal tem uma dificuldade crónica em identificar e reconhecer as práticas racistas e xenófobas e, para além disso, uma grande tendência para as desvalorizar.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h