O sopro do diabo
De Pedrogão ficará, para sempre, na imaginação coletiva nacional, a "estrada da morte", bem como o luto apressado em virtude da nova catástrofe apenas três meses depois.
De Pedrogão ficará, para sempre, na imaginação coletiva nacional, a "estrada da morte", bem como o luto apressado em virtude da nova catástrofe apenas três meses depois.
Ler é um acto de entrega consentido: são sonhos, medos, amores, desamores, impossibilidades e heróis espalmados em folhas de papel. E depois vem uma possibilidade deslumbrante de conseguir levantar aquelas letras e dar-lhes o que a nossa imaginação tiver para elas. É ouvir vozes antigas e novas, e encontrar uma companhia mesmo na mais profunda solidão.
Numa boa parte da imaginação coletiva dos europeus continua a residir uma Europa mítica que já não existe – uma Europa da liberdade, dos direitos humanos e da prosperidade. Muitos dos europeus que se agarram a essa imagem são incapazes de identificar as profundas transformações em curso.
Aproveite o primeiro mês do ano para dar asas à imaginação e criar novos hábitos. Da cerâmica à escrita e à culinária, não faltam opções pelo País fora. No fim, o difícil vai ser escolher.
Apesar de o cérebro destes animais ser muito menor, eles são capazes de processar pensamentos complexos, recorrendo à memória, tal como os humanos.
Na cabeça de uma criança, o escuro é um país assustador onde aparecem monstros e barulhos que ficam ainda mais altos por não se saber de onde é que eles vêm, certa que ela está de que não podem vir só da imaginação.
O verdadeiro teste às nossas convicções acontece quando somos confrontados com aquilo de que não gostamos. Os cartazes que se empunharam nos anos da troika foram igualmente estúpidos e boçais. E foram igualmente uma expressão de liberdade que nunca me passaria pela cabeça condenar.
Impostos sobre isqueiros, taxas para erradicar gafanhotos e penalizar a pornografia. A imaginação de quem cobra foi refletindo os tempos, mostra o fiscalista Sérgio Vasques. Várias taxas antigas mantêm-se hoje, com outra roupagem.
Na minha imaginação, sou o rei do romance sensual, um escritor de novelas que abre as portas às fantasias mais ousadas das leitoras e lhes mostra sensações que elas nem sonhavam existir; que as faz sonhar sonhos eróticos e voltar a sentir a chama da paixão.
Bruno Vasconcelos, candidato no Seixal, acusa a estrutura de “grande imaginação”, “visão distorcida” e de acolher denúncias “completamente rebuscadas” e "sem nexo". Foi a resposta às questões que recebeu sobre um cartaz que metia Mao Tsé Tung, arroz, e mais do mesmo. E que foi alvo de duas denúncias à CICDR.
Quais são os piores cartazes? Quase todos, piores graficamente, sem imaginação e sem conteúdo, e alguns piores politicamente como os dessa gigante da presunção que é a candidata do PSD da Amadora.
"Essa é, repito, a riqueza da democracia, sem dramas, sem angústias, sem crispações - a não ser as crispações que decorrem de cada qual cumprir o seu dever, o dever de representar aqueles que considera que deve representar com o título de legitimidade que lhes assiste", defendeu, na Madeira, o Presidente da República.
Onde vivemos? O que mudou na habitação, nos últimos anos? A partir de 16 de abril, edifícios portugueses e internacionais dialogam no CCB
Tudo o que interessa agora é ter jeitinho para as palavras, uma verve habilidosa, imaginação social e (des)construir narrativas semânticas: terreno fértil para a proliferação da ficção, da conspiração, da mentira e da desinformação.
Silvestre Santiago, conhecido Pejac, tem usado as suas janelas para manter viva a sua criatividade durante o período de confinamento decretado pelo combate à pandemia de covid-19, em Espanha. O artista já fez a sua adaptação da chuva de estranhos homens com chapéu-coco de René Magritte e desafiou os seus fãs a darem largas à imaginação.