Sábado – Pense por si

Nuno Miguel Guedes

"As Mortalhas": o olhar de Cronenberg sobre a morte

O anunciado "último filme" de David Cronenberg é um "body horror movie", mas também uma comédia inteligente que nos põe a sorrir pela forma como encara o fim. Chega esta 5.ª, 1 de maio, aos cinemas.

Ricardo Santos

Peter Jason (1944-2025): uma cara bem conhecida

Foi militar, xerife e assassino no cinema, teatro e televisão. Entrou em mais de 270 produções, do terror a westerns, passando pelo suspense, comédia e ação. Morreu aos 80 anos, vítima de cancro

Halloween Mata
Pedro Marta Santos

Jamie Lee Curtis volta com a saga Halloween

Quarenta e três anos depois do primeiro capítulo, Laurie Strode e Michael Myers voltam a ficar frente a frente no grande ecrã para o derradeiro capítulo de Halloween.

Maria Henrique Espada

Moçambique: o salvador com um cadastro inquietante

O exército ruandês de Paul Kagame trouxe paz ao Norte do país a braços com as milícias islamistas. Mas mais abaixo, em Maputo, há dissidentes ruandeses desaparecidos ou assassinados a tiro no meio da rua, em emboscadas de filme.

Pedro Marta Santos

Uma breve história do Óscar

Pedro Marta Santos analisou à lupa a evolução dos vencedores de Melhor Filme desde os anos 40 e, entre outras conclusões, noutou que a "tendência é um decréscimo cronológico de qualidade"

9
Rita Bertrand

Quando o cinema foi à guerra buscar prémios... antes do novo 1917

São os atos de bravura que tornam os filmes de guerra emocionantes. Sam Mendes aprendeu a lição e, com 1917, que estreia em Portugal esta quinta-feira, 23, ganhou dois Globos de Ouro e está nomeado para dez Óscares. A propósito, lembramos os grandes títulos do género e fazemos um perfil do realizador

O moralista

Roubar é bom

“No cinema, o segredo é roubar dos melhores”, admitiu Francis Ford Coppola. Em todas as expressões artísticas, a arte mais subestimada é roubar. Os medrosos copiam. Os medíocres imitam. Os melhores roubam.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.