Sábado – Pense por si

"As Mortalhas": o olhar de Cronenberg sobre a morte

O anunciado "último filme" de David Cronenberg é um "body horror movie", mas também uma comédia inteligente que nos põe a sorrir pela forma como encara o fim. Chega esta 5.ª, 1 de maio, aos cinemas.

Capa da Sábado Edição 16 a 22 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 16 a 22 de setembro
Nuno Miguel Guedes 29 de abril de 2025 às 19:00
D. R.

Na década de 1950 alguns críticos franceses, entusiastas e futuros realizadores, cunharam uma expressão na revista Cahiers du Cinéma. Essa expressão é "cinema de autor" e ao mesmo tempo que mudou a nossa percepção de ver cinema conseguiu manter-se válida até aos dias de hoje. Define um universo próprio, uma linguagem individual e reconhecível, um tratamento de temas e referências recorrentes, marca indelével de uma autoria, de uma autorictas – autoridade, de onde a palavra "autor" deriva. Truffaut, Chabrol e Godard identificaram-na em realizadores antes subestimados que reabilitaram: Hawks, Ford ou Hitchcock, por exemplo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)