
O que pode mudar com a nova lei do trabalho
Pode comprar dois dias de férias ou cumprir serviços mínimos no abastecimento alimentar. Desde 2009, esta é a 26ª vez que o Código do Trabalho vai ser alterado. Conheças as principais mudanças.
Pode comprar dois dias de férias ou cumprir serviços mínimos no abastecimento alimentar. Desde 2009, esta é a 26ª vez que o Código do Trabalho vai ser alterado. Conheças as principais mudanças.
As pessoas à volta tendem a desvalorizar o sofrimento de quem vive uma perda gestacional, por ser "apenas" uma gravidez. Os especialistas dizem que processo de luto deve ser acolhido e compreendido.
Já há pais e mães preocupados e vale a pena, pelo menos estar atento. Porque nesta área vai mexer quase tudo: saiba como e em que áreas da nova lei laboral que aí vem.
A advogada Marta Esteves, especialista em Direito Parental, explica o que muda na proposta do Governo, que caracteriza como "pró-empresa".
Urgências fechadas, gravidezes de risco sem vigilância, quem consegue pagar faz ecografia – quem não pode, é abandonada à sua sorte. Um raio-X da Obstetrícia em Portugal.
O Expresso noticiou hoje que um bebé nasceu prematuro numa ambulância mas acabou por morrer após a admissão na Urgência Obstétrica do hospital de Leiria.
A ginecologista e obstetra Maria Manuel Sampaio lançou um livro, que é um guia prático para responder às questões das grávidas, que surgem dos medos que sentem e que resultam dos imensos mitos que existem.
Não é de agora, esta moda de os democratas-cristãos não conseguirem distinguir um embrião de um bebé. Isto vem de lugar nenhum e vai sempre ao mesmo sítio: homens fazem as considerações que entendem e acabam sempre a querer decidir pelas mulheres.
A perda recorrente de gravidez afeta cerca de 5% das mulheres grávidas em todo o mundo e estima-se que cerca de metade dos casos permaneçam sem explicação.
Sara Rocha, diretora executiva da Associação para o Planeamento Familiar, partilha com a SÁBADO que já ouviu histórias de profissionais de saúde que se recusavam até a retirar sangue a mulheres que pretendiam interromper a gravidez.
Médicas apontam várias razões para o primeiro aumento em onze anos, verificado em 2022, e consideram que os meios nos centros de saúde podiam ser mais reforçados.
Uma em cada quatro mulheres que interrompeu voluntariamente a gravidez em 2022 tinha entre os 20 e os 24 anos.
"Ser mãe é mais do que dar à luz, ser mãe é amar mesmo de colo vazio", frisa mentora do projeto.
São admirados como jóias, valem fortunas e têm um séquito de cuidadores, chegando a ser homenageados por monarcas. Portugal tem no Puro-Sangue Lusitano uma das raças mais apreciadas do mundo.
Questionado sobre se tinham sido alterados os critérios de indicações clínicas para as transferências, o Hospital diz que "por questões éticas e legais, o CHULN não fornece dados de casos individuais".
Uma equipa de investigadores do Reino Unido e dos Estados Unidos criaram o primeiro embrião sintético a partir de células estaminais, sem precisar de óvulos ou espermatozoides.