Sábado – Pense por si

ULS da Região de Leiria diz que foram acionados todos os meios para resposta a grávida

Lusa 11 de julho de 2025 às 12:22
As mais lidas

O Expresso noticiou hoje que um bebé nasceu prematuro numa ambulância mas acabou por morrer após a admissão na Urgência Obstétrica do hospital de Leiria.

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria garantiu esta sexta-feira que foram acionados todos os meios disponíveis para dar uma resposta rápida e eficaz à grávida da Nazaré que perdeu o bebé.

"Desde o primeiro momento, foram acionados todos os meios disponíveis para assegurar a resposta mais rápida e eficaz possível, dentro dos protocolos clínicos estabelecidos", lê-se num esclarecimento enviado à agência Lusa.

O Expresso noticiou hoje que um bebé nasceu prematuro na quinta-feira numa ambulância dos Bombeiros Voluntários da Nazaré, distrito de Leiria, mas acabou por morrer após a admissão na Urgência Obstétrica do hospital de Leiria.

Segundo a ULS, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Leiria foi mobilizada às 08h24, tendo a grávida sido acompanhada por uma equipa de Suporte Imediato de Vida.

"O parto ocorreu com a presença da equipa médica da VMER, que iniciou de imediato as manobras de reanimação ao recém-nascido", explicou a ULS, adiantando que "estas manobras continuaram durante o transporte até à unidade hospitalar e na sala de emergência".

A ULS salientou que, "atendendo à idade gestacional — 26 semanas — e à condição de grande prematuridade, foi prontamente solicitado o apoio do Transporte Inter-Hospitalar Pediátrico do INEM [Instituto Nacional de Emergência Médica], com o objetivo de garantir uma eventual transferência para uma unidade com cuidados de neonatologia diferenciados".

"Lamentavelmente, apesar de todos os esforços médicos, não foi possível reverter a situação, tendo o bebé vindo a falecer", referiu.

A ULS fez saber ainda que a sua equipa de Psicologia "está a acompanhar de perto o casal, que se encontra internado em quarto individual, garantindo apoio emocional neste momento tão delicado".

Manifestando "profundo pesar" face a esta perda gestacional, a ULS expressou "total solidariedade à família, respeitando e reiterando o seu pedido de privacidade e tranquilidade, tão importantes para atravessar este período tão sensível".

De acordo com o jornal, os Bombeiros da Nazaré foram acionados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM, transferido pelo 112, cerca das 08h30 de quinta-feira, para se deslocarem a Valado dos Frades, local do pedido de auxílio.

Foram acionados os Bombeiros da Nazaré e a ambulância de Suporte Imediato de Vida de Alcobaça, que já junto da grávida, pediram apoio ao INEM, que cerca das 08h50 aprova a ajuda extra da VMER do hospital de Coimbra.

A VMER saiu do hospital de Coimbra às 08:56 para um ponto de encontro na Autoestrada 8 (A8), a caminho para o hospital de Leiria.

Segundo o Expresso, às 09h16, o CODU foi informado que o parto tinha acontecido às 09h10, na ambulância e com o apoio de uma ambulância de Suporte Imediato de Vida, quando estavam a cerca de 10 minutos do hospital de Leiria, para onde se dirigiam.

O recém-nascido morreu após a entrada no hospital de Leiria, tendo o óbito sido declarado às 09h53.

Ambulâncias junto ao Hospital Santa Maria
Ambulâncias junto ao Hospital Santa Maria Reuters
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Ajuizando

Arte redentora

Estudos recentes demonstram que atividades artísticas – como desenho, pintura, escultura ou colagem – não só promovem a expressão emocional e a catarse, como induzem estados de relaxamento que reduzem os níveis de cortisol.