Sábado – Pense por si

A dor de perder um bebé que ninguém viu

Sónia Bento
Sónia Bento 05 de agosto de 2025 às 23:00

As pessoas à volta tendem a desvalorizar o sofrimento de quem vive uma perda gestacional, por ser "apenas" uma gravidez. Os especialistas dizem que processo de luto deve ser acolhido e compreendido.

"’Depois tens outro’, ‘ao menos já sabes que podes engravidar’, ‘é porque não era para ser’, são tudo frases que nenhuma mulher deve ouvir quando perde um bebé", afirma Matilde Breyner à SÁBADO. E acrescenta que o facto de ter sido acompanhada por uma psicóloga deu-lhe "estofo" para lidar com "uma sociedade que não está minimamente sensibilizada e que nos faz sentir culpadas por nos sentirmos tristes por termos perdido um bebé que ainda ninguém viu".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.