Custos, consumo e concorrência apertam restauração
Protagonistas do setor explicam quais os fatores de pressão sobre os restaurantes, em especial os tradicionais, e pedem respostas claras e uníssonas do Governo.
Protagonistas do setor explicam quais os fatores de pressão sobre os restaurantes, em especial os tradicionais, e pedem respostas claras e uníssonas do Governo.
Iguarias que parecem quadros, cozinhas minimalistas e menus contemporâneos: 2025 trouxe novidades gastronómicas para (quase) todos os gostos. Estas sete ficaram na nossa memória.
Carnes, enchidos e legumes compõem o cozido à portuguesa, um dos trunfos da gastronomia de inverno. De Lisboa a Vila Real, de Sintra a Leiria e ao Porto, não faltam opções para desfrutar do prato.
Até novembro, o chef Pedro Pinto convida Vasco Coelho Santos, Henrique Sá Pessoa, Alexandre Silva e Louise Bourrat para cozinhar.
Os mercados, a animação noturna e os hotéis são pontos fortes da região, que também é conhecida pelas praias de águas cristalinas e areias douradas.
Já é uma tradição nossa: juntámos chefs que estão a despontar na gastronomia nacional e pedimos-lhes que nos apresentassem um prato para a consoada. Conheça estes seis talentos.
Se os pratos da mesa de Natal têm uma tradição de séculos justificada pela religião católica, já os do Ano Novo têm no máximo um século. Esta festa é assim caracterizada pelo gastrónomo como uma "festa exibicionista, sem carga religiosa".
Depois de quatro Jantares de Estação com alguns dos melhores chefs nacionais no Marlene, a chef inaugura um novo ciclo, desta feita com convidados internacionais. No primeiro, a 2 de outubro, recebe Ana Roš, do esloveno Hiša Franko, de 3 estrelas Michelin.
É a mais antiga, mas não estagnou: a Feira da Gastronomia regressa à Casa do Campino de 21 de outubro a 1 de novembro e, além das tradicionais tasquinhas regionais, artesãos e música, traz chefs com estrelas Michelin.
O restaurante apresenta uma oferta variada de pratos tradicionais alentejanos, confecionados com peixe da nossa costa e carnes certificadas.
O "Guia Para Sair" da SÁBADO chegou à CMTV. Com ele, ganha uma oportunidade, a cada fim de semana, para escolher um programa para fazer em família, a dois, sozinho ou em grupo com amigos e amigas. Mas sempre com o GPS ligado.
A partir deste fim de semana, as melhores sugestões para os tempos livres vão estar naquele que será o terceiro programa com o carimbo da SÁBADO na CMTV.
Maria de Lourdes Modesto, nome maior da gastronomia portuguesa, deixou-nos aos 92 anos. De estrela de televisão a diva de chefs e cronistas, revolucionou a sociedade portuguesa do século XX.
Há 40 anos a conquistar olhos e estômagos, o restaurante de Noélia e Jerónimo não se deita à sombra da fama: a chef continua a reinventar a carta.
A sopa da pedra de Almeirim leva batata, feijão e carne de porco – de chispe a toucinho e enchidos. Na sua origem está uma lenda secular e uma história com seis décadas, a d’O Toucinho.