A Residência do Projecto Matéria volta a Lisboa nos dias 14 e 15 de junho com um programa recheado de experiências gastronómicas únicas: um jantar com Marsia Taha – eleita Latin America’s Best Female Chef 2024 – e Alexandre Silva, e um arraial com alguns dos mais entusiasmantes chefs nacionais no Largo do Corpo Santo.
Depois de uma passagem pelo Alentejo, a nova temporada da Residência, projeto do coletivo Matéria liderado por João Rodrigues, chega agora à capital, com dois dias de celebração da gastronomia e dos produtos da região de Lisboa. O programa inclui um jantar inédito, visitas a produtores locais e um arraial de Santos Populares com pratos típicos reinventados por vários chefs.
14 de junho – Jantar exclusivo no FOGO
O ponto alto da noite de sexta-feira, 14 de junho, é o jantar no restaurante FOGO, de Alexandre Silva, que junta à mesa o anfitrião da Residência, João Rodrigues, e a convidada internacional Marsia Mohamed Taha, chef do restaurante Arami, em La Paz, e distinguida este ano com o prémio Latin America’s Best Female Chef 2024, pelo The World’s 50 Best Restaurants.
Numa estreia absoluta em Portugal, Marsia traz consigo uma visão única da cozinha boliviana, que cruza influências amazónicas e andinas com ingredientes locais da região de Lisboa. O menu inclui seis pratos exclusivos, acompanhados de pairing vínico, com um preço de 250 € por pessoa.
15 de junho – Arraial gastronómico no Largo do Corpo Santo
No sábado, 15 de junho, ao almoço, a festa instala-se no Largo do Corpo Santo, no Cais do Sodré, com um arraial contemporâneo em celebração do Santo António. A ementa é composta por interpretações modernas de pratos típicos dos arraiais lisboetas, confeccionados por nomes de destaque da gastronomia nacional:
Alexandre Silva (LOCO e FOGO)
Fernando Cardoso e Lívia Orofino (Canalha)
José Paulo Rocha (O Velho Eurico)
Leonor Godinho (Vida de Tasca e Bibs)
Marcella Ghirelli (Cella Lisboa)
Miguel Peres (Pigmeu)
O valor por pessoa é de 100 €.
Visitas a produtores e artesãos locais
Durante os dois dias, haverá ainda visitas a vários produtores da região de Lisboa, incluindo:
Neptunpearl, de Célia Rodrigues – produção de ostras no Estuário do Sado
Casa Agrícola Horácio Simões, em Palmela – vinhos
Queijaria Ortodoxo – queijos artesanais
Studioneves – atelier de cerâmica que fornece restaurantes de fine dining
Sobre a Residência
Lançada em 2023, a Residência percorreu 12 regiões de Portugal ao longo de um ano, promovendo a ligação entre gastronomia e território através de experiências imersivas. Em 2025 e 2026, continuará o seu percurso por sete regiões portuguesas, com convidados internacionais em cada etapa. O próximo destino é o Algarve, em setembro.
Apoios e parceiros
A Residência conta com os apoios do Visit Portugal, Cutipol, Makro e Nutrifresco, e tem como parceiros: Corpo Santo Hotel, ISTO, Lugrade, Prochef, Reserva Food, Revista Farta, Salmarim, Studioneves e 8950.
Lisboa recebe jantar exclusivo com Marsia Taha e arraial gastronómico de Santo António com chefs portugueses
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.