Sábado – Pense por si

António José Vilela

Operação Influencer decidida no topo do MP

A procuradora-geral da República, Lucília Gago, e o diretor do DCIAP, Francisco Narciso, acompanharam de perto a investigação aos negócios do lítio, do hidrogénio e do centro de dados de Sines que puseram sob suspeita membros do Governo e até o primeiro-ministro António Costa.

Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa
Pedro Henrique Miranda

Costa e o caso do lítio. O que se sabe sobre este processo?

PSP conduziu buscas em vários ministérios e na residência oficial do primeiro-ministro, que está a ser investigado pela PGR. Cinco pessoas foram detidas, incluindo o chefe de gabinete de Costa e o presidente da Câmara de Sines. SÁBADO revelou investigação em novembro de 2020.

Pedro Siza Vieira
Margarida Davim

Pedro Siza Vieira fora das buscas do caso do hidrogénio verde

Era ministro da Economia no momento em que se lançou o Plano Nacional do Hidrogénio Verde que agora está no centro das buscas que decorrem no gabinete do primeiro-ministro, no Ministério do Ambiente e na Câmara de Sines. Mas Pedro Siza Vieira garante à SÁBADO que não teve qualquer envolvimento no processo.

No país emerso

Ativismo pelo clima, em Portugal e na Europa

Num país envelhecido como Portugal, com fraca cultura de manifestação, é natural a resistência ou a antipatia de muitos aos protestos pelo clima. E vários ativistas têm alertado para restrições excessivas de direitos fundamentais de expressão e manifestação dos ativistas pelo clima no resto da Europa.

Sustentabilidade sobre rodas

Quatro colaboradores da Seguro Directo aceitaram o desafio de percorrer mais de 9000 quilómetros ao volante de um Tesla Y 100% elétrico, mostrando que a mobilidade do futuro já faz parte do presente.

Road Trip Sustentável

Mobilidade elétrica é sustentabilidade em movimento. Foi este o mote de uma iniciativa pioneira no mundo dos seguros, posta em prática ao volante de um carro 100% elétrico. Quatro colaboradores da Seguro Directo percorreram mais de 9.000 quilómetros, de Lisboa a Oslo, e mostraram que o futuro é hoje. E que todos podemos fazer a diferença.

Rita Pereira Carvalho

A crise climática não abrandou durante a pandemia

"A não ser que as emissões de gases de efeito de estufa sejam reduzidas de imediato, de forma rápida e em grande escala, será impossível limitar o aquecimento a 1,5ºC", escreveu António Guterres, acrescentando que as consequências serão catastróficas.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.