Sábado – Pense por si

C-Studio

Mais informações

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Oito dicas para criar um jardim sustentável e reduzir gastos

Ter um jardim em casa é muito mais do que ter um espaço repleto de plantas e flores. Um jardim é um oásis cheio de cor, vida e tranquilidade que consegue transformar o exterior de uma casa… e a nossa vida interior.

11 junho 2025 15:48

O jardim é um reflexo de quem somos, dos nossos gostos… E até da nossa criatividade. É um espaço de conexão com a natureza, para relaxar e desfrutar da beleza das plantas sem necessidade de sair de casa. Além disso, estar rodeado de vegetação melhora a saúde e o bem-estar mental.

Igualmente, se tem um jardim em casa, deve considerar aspetos como a escolha de plantas adequadas para o clima, a exposição solar ou a manutenção com máquinas a bateria, como as da marca sueca Husqvarna. O lado económico também é um aspeto importante, por isso, se quer ter um jardim sustentável e poupar despesas, anote estes 8 conselhos.

1. Planifique

Em primeiro lugar, planifique tudo o que rodeia o seu jardim. Se, desde o início, o desenharmos sob critérios de sustentabilidade, estaremos a poupar muitos passos e medidas que, a posteriori, podem representar um gasto extra ou uma limitação na hora de modificar o aspeto do jardim.

Desde o princípio, é muito importante ter claro o sistema de rega que vamos utilizar, que espécies vamos plantar ou que medidas de manutenção vamos realizar para existir sempre um equilíbrio entre sustentabilidade e poupança.

2. Gerir a rega e reciclar a água

Para otimizar o uso da água num jardim doméstico, existem várias medidas eficazes. Por exemplo, pode instalar uma bomba de água, como os modelos W50P e W80P da Husqvarna. Estes equipamentos são ideais para aproveitar a água da chuva e, assim, reduzir o tempo e esforço dedicados à rega.

Por outro lado, é crucial nunca regar mais do que o necessário. Para isso, é muito útil programar a rega consoante as estações climatéricas. No verão, por exemplo, é muito melhor regar durante a noite, pois o calor do dia evapora a água rapidamente, desperdiçando recursos.

Além disso, lembre-se sempre de reutilizar a água. A água que usa para lavar fruta ou legumes antes de os cozinhar, por exemplo, pode ser reaproveitada para as suas plantas.

3. Utilize máquinas a bateria

As máquinas a bateria são um grande aliado para manter o seu jardim nas melhores condições, ao mesmo tempo que cuida do meio ambiente e poupa dinheiro.  Os modelos da Husqvarna são conhecidos em todo o mundo pela sua inovação tecnológica. As versões a bateria destacam-se especialmente por não emitirem gases poluentes, por evitarem a utilização de combustíveis fósseis e por serem mais leves e silenciosas do que as de motores a gasolina.

A gama Aspire é uma linha que funciona com baterias de 18V e que conta com um amplo leque de máquinas. Por exemplo, o Automower® para ter o relvado sempre perfeito; o corta-sebes, para dar a forma que sempre quis às suas sebes, ou um soprador para recolher as folhas secas durante o outono. Todas elas c são compactas, com o melhor preço e fáceis de utilizar para o utilizador residencial, ideais para guardar em espaços reduzidos.

4. Fomente a biodiversidade

A presença de certas variedades de plantas, aves ou insetos favorece um jardim mais saudável e resistente. Ao propiciar habitats adequados, auxiliamos a interação entre fauna e flora. Por exemplo, plantando malvas ou lavandas e outras espécies para favorecer o aparecimento de polinizadores, atrair insetos como joaninhas (que são predadores naturais de pragas como o pulgão ou a larva da mosca-branca), ou criando espaços para a nidificação de pássaros.

5. Inclua plantas nativas

Para fomentar esta biodiversidade, a melhor opção de plantas para cultivar são as autóctones, ou seja, as originárias do local onde vive, dado estarem mais adaptadas às condições climáticas e ao solo local. Além de favorecerem o conjunto do jardim, geralmente requerem menos cuidados e recursos, o que também representará uma poupança de tempo de dedicação e de despesas.

Algumas das opções autóctones mais populares para o jardim em Portugal são o sobreiro, o salgueiro, o ládano ou a lavanda. Combine estas com outras espécies autóctones para ter um jardim saudável e cheio de cor.

6. Recicle e elabore composto natural

O composto natural é um adubo caseiro que aumenta os nutrientes da terra e atrai minhocas, que são muito benéficas para o substrato. Para o fazer, além da matéria orgânica, precisa de paciência e cuidado, mas quando o conseguir, verá que só terá benefícios pelas suas propriedades e poupará na compra de adubos.

O composto natural permitir-lhe-á reduzir os resíduos que deposita no contentor, como restos de frutas, legumes, ramos de poda, folhas secas, aparas de madeira, etc. No entanto, deve ter cuidado para não utilizar restos de carne, produtos lácteos ou materiais inorgânicos como plásticos.

O composto pode ser feito tanto num contentor como numa cova onde pretenda adubar. A única coisa de que necessitará é paciência, já que o processo de decomposição é longo.

7. Reduza ou elimine os fertilizantes químicos

Relativamente ao conselho anterior, para melhorar ou manter a boa saúde do solo, é melhor limitar ou eliminar o uso de fertilizantes químicos. Este tipo de produtos pode provocar danos no solo, contaminar a água e ser prejudicial para a saúde humana. Se limitarmos o seu uso, além de proteger o solo, estaremos a beneficiar a fauna e flora do jardim ao não absorver substâncias químicas através do ar ou das raízes de plantas e árvores.

8. Aproveite a luz solar

A luz do sol é outro grande aliado para cuidar e poupar no seu jardim. Coloque as suas plantas, arbustos ou árvores, em função das suas necessidades de luz solar ou sombra. Para iluminar o espaço à noite, compre lâmpadas ou luzes solares que recarregam a sua bateria durante o dia para iluminar à noite. Desse modo, poupará na fatura da luz.

Seguindo todos estes conselhos, desfrutará de um jardim cheio de cor e vida para relaxar nos momentos de desconexão tão necessários para a saúde.

 

Este conteúdo foi produzido integralmente pela Husqvarna.