Sábado – Pense por si

Susana Lúcio

Os escaravelhos que vivem no museu

Milhares de insetos são usados para limpar esqueletos de animais para que possam ser estudados e exibidos. Em Lisboa, acontece o mesmo.

Ana Taborda

Salgueiro Maia: a vida privada

Apareceu pela primeira vez nos jornais ainda não tinha 4 anos, depois de assistir ao atropelamento mortal da mãe. Descendente de ferroviários, cresceu de terra em terra, mas foi em Santarém, ao volante de um Citroën 2CV, que pediu a mulher em casamento. Juntos adotaram dois bebés, viajaram pela Europa a acampar e viram o cancro matar o herói de Abril. No Luxemburgo, a filha Catarina tornou-se delegada sindical. Os netos cresceram a ouvir as histórias do avô revolucionário.

Luana Augusto com Ana Bela Ferreira

Quer evitar o hálito a alho? Cientistas aconselham comer iogurte

Investigadores da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, descobriram que o segredo para eliminar o odor a alho está na gordura e na proteína do iogurte. Ingestão de maçã crua ou de hortelã também poderá ajudar.

Íris Fernandes

Que marcas mudaram a sua fórmula?

Proibições e questões de saúde levam a alterações de receitas com décadas de existência. A Nestlé reduziu 24% do açúcar nos cereais de pequeno-almoço. A Benamôr optou por ingredientes vegan e portugueses. E os produtos cosméticos já não têm parabenos.

SÁBADO

Questionário de viagem a Carolina Torres, uma mulher do Norte

Do sonho adiado de Nova Iorque à realidade de Londres ou de São Tomé, as viagens de Carolina Torres tiveram altos e baixos, mas a cantora, atriz e apresentadora guarda o melhor de cada experiência. Enquanto sonha com margaritas, brinda com uma poncha madeirense.

Tintim em Portugal

Em África, quando ouvíamos falar da metrópole, as crianças imaginavam uma terra moderníssima, com discos voadores e prédios onde era tudo automático. Essa foi a primeira desilusão. A segunda foi ver brancos a pedir esmola na rua, coisa inimaginável nas colónias.

Ana Taborda

As muitas guerras dos irmãos Champalimaud

Os conflitos entre António, Carlos, Maria Ana e Henrique incluíram insultos, acusações de assaltos e até uma prisão preventiva que durou quatro anos e meio. Chegaram a ter mais de 30 processos em tribunal uns contra os outros. Dois deles morreriam sem nunca voltarem a falar – ainda que tenham estado internados no mesmo hospital.

Filipa Vaz Teixeira

Um roteiro bem passado pelos bifes de Lisboa e do Porto

Um bom bife da casa nunca passa de moda. Saímos à rua em Lisboa e no Porto para provar esta iguaria e damos-lhe o veredicto. Não interessa se é da vazia, do lombo ou do acém, desde que seja tenro.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h