Vamos pagar “À GRANDE”, ou talvez não
Portugal terá de gastar mais em Defesa? Sim, mas não cumprirá a meta brutal de pôr os gastos nos 5% do PIB, o dobro do que gasta hoje em Educação.
Portugal terá de gastar mais em Defesa? Sim, mas não cumprirá a meta brutal de pôr os gastos nos 5% do PIB, o dobro do que gasta hoje em Educação.
Devemos ser exigentes com os nossos líderes, cuidadosos com os nossos comportamentos digitais e conscientes de que a segurança do país começa muitas vezes nas pequenas decisões do nosso dia-a-dia: uma palavra-passe forte, um link que evitamos abrir, uma notícia que escolhemos verificar.
Almoço nacionalista que acabou com agressão a ator reuniu vários movimentos extremistas.
Cerca de 5% dos portugueses é sobrevivente de cancro, mas vive com fadiga extrema, problemas de memória e dor crónica. Para eles, abriu agora uma unidade médica especializada.
É ingrato escrever sobre "ganhadores" e "perdedores" após um debate paupérrimo – e, sobretudo, na iminência da terceira ida às urnas em quatro anos. No meio do espetáculo, contudo, há alguns (poucos) líderes que se saem melhor do que a maioria.
Os alemães vão às urnas dia 23 em clima de instabilidade: ataques nas ruas aumentam o discurso anti-imigração e dificultam acordos.
Bayrou é aliado do presidente francês, Emmanuel Macron. As dicussões do orçamento vão ser a prova de fogo para o novo governante de 73 anos.
Esta quinta-feira já tinha sido tornado público que Macron encurtou a sua visita oficial à Polónia para voltar mais cedo a França e tentar conter a segunda crise política em seis meses. A expetativa era que anunciasse um sucessor de Michel Barnier, no entanto parece que tal não foi possível.
"Num mundo fragmentado, que enfrenta imensos desafios, precisamos de líder comprometidos com a construção de uma paz duradoura. António Costa sempre se distinguiu como um grande defensor do diálogo e do multilateralismo", afirmou Audrey Azoulay, diretor geral da Unesco.
Temos um Governo minoritário que não parece saber que é minoritário. Temos o principal partido da oposição que não sabe que não é governo. E temos o Chega, que não consegue falar com ninguém tamanhas são as tonteiras que faz todos os dias.
Continuar a estudar, dormir bem, fazer exercício e estar com os amigos contribuem para uma mente saudável. Os alimentos também contam: há os que ajudam a memória e os que deve evitar - saiba quais.
Célia ressonava e Vítor acordava em sobressalto, durante oito meses penosos. O marido de Isabel tem apneia do sono e por isso ela criou zonas autónomas de descanso. Cristina e Vera deixaram de adormecer junto dos respetivos. Todos elogiam a prática.
O mundo atual, muito mais polarizado, imprevisível, fragmentado e perigoso, exige uma União Europeia que apareça aos olhos dos seus cidadãos como realmente unida e capaz de os proteger, de afirmar os seus interesses e valores. Essa unidade europeia é mesmo necessária. E tal constitui o verdadeiro e mais nobre papel da política: tornar possível o que é necessário. É preciso uma liderança verdadeira e esclarecida. No plano europeu e no plano nacional.
Antes de começar, fica já dita uma frase que iria repetir muitas vezes: gostaria de ser uma mosca na parede nas próximas semanas!
O investigador e historiador, com vários livros publicados sobre o PCP, é o autor de O Camarada Cunhal, que a SÁBADO oferece na próxima semana.
"Quando queremos desenvolver novas tecnologias aqui, numa primeira fase, estamos restritos à dimensão portuguesa", ou seja, 10 milhões de portugueses, "que é muito pouco", argumenta o investigador.