Sábado – Pense por si

Os grupos nazis n'A Barraca

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 17 de junho de 2025 às 23:00

Almoço nacionalista que acabou com agressão a ator reuniu vários movimentos extremistas.

O momento que culminou com agressões ao ator Adérito Lopes pode não ter sido premeditado pelo grupo neonazi – esse detalhe será apurado pela investigação da Unidade Contraterrorismo da PJ, que tomou conta do inquérito –, mas o objetivo daquele encontro de amigos no 10 de junho já estava delineado. "Almoço de afirmação e camaradagem nacionalista", lê-se no cartaz do evento, difundido pelas redes de Telegram. Tinham combinado encontrar-se em Belém pelas 10:00 uma homenagem aos ex-combatentes portugueses e depois seguirem para o almoço num restaurante em Santos. Aquele convívio reuniu amigos em torno do evento nacionalista, uns sem atividade política, outros da Associação Portugueses Primeiro, alguns da Blood & Honour, entre outros. Contudo, nesta mixórdia de grupos, que grupos são estes e como é que se organizam?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.