Sábado – Pense por si

Lucília Galha

Melanie Tavares: "Mesmo as situações mais comuns podem tornar-se traumáticas"

A psicóloga clínica teve um trauma na infância e parte da sua experiência para ajudar adultos e crianças a superarem estas situações. Num livro publicado recentemente fala da importância de não minimizar o sofrimento, nem usar o discurso "isso depois passa". E dá dicas de como procurar ajuda.

Raquel Lito

Violadas quebram silêncio

Andreia sofreu às mãos do violador de Telheiras, Cristina foi vítima do marido, Maria do namorado da irmã e Ana do padrasto. Numa altura em que se multiplicam notícias de casos, a SÁBADO recolhe quatro testemunhos de quem denuncia e tenta ultrapassar o trauma.

Liliana Garcia

Como lidar com os medos das crianças

Carminho tem medo do escuro e de acordar sem os pais, Mateus tem receio da morte da família, Pedro teme a sua própria morte e Diana tem um diagnóstico de ansiedade generalizada. A SÁBADO falou com quatro mães e com vários especialistas para perceber o que fazer nestas situações.

Sónia Bento

O grande quiz deste verão

Espreitar as notícias sobre a vida dos famosos continua a ser um inconfessável passatempo na espreguiçadeira de praia. Saiba se está a par dos namoros e das separações, dos destinos onde passam férias e das frases mais marcantes das nossas estrelas e das estrangeiras.

Liliana Garcia

As histórias dos casamentos cancelados

Nem sempre um pedido resulta em troca de alianças. Conheça três histórias de pessoas que puseram um ponto final no noivado pouco tempo antes de se realizar o enlace.

Vanda Marques

Jorge Soley: “O movimento woke acha-se moralmente superior”

O economista espanhol diz que a liberdade de expressão está em risco. Defende no seu livro dos cancelados que o politicamente correto se assemelha à revolução cultural chinesa e que a polarização é um negócio para alguns ativistas.

Cuidados intensivos

Um homem que é uma Isla

É indiferente saber se o sr. Adam Graham é uma mulher. Ele será o que entender. Mas não é indiferente que um violador seja colocado numa prisão feminina, até porque existe a hipótese, por mais remota que seja, de existirem mulheres que não se sentem confortáveis com isso.

Lucília Galha

A terapia que lhe “arruma” as memórias

Baseia-se num processo parecido com a fase profunda do sono para ajudar o cérebro a processar traumas. E ao contrário de outras técnicas, o EMDR não exige muita conversa.

A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)