Sábado – Pense por si

Tiago Pereira
Tiago Pereira Psicólogo e membro da direção da Ordem dos Psicólogos Portugueses
27 de junho de 2023 às 16:51

Uns óculos para pensarmos as profissões no futuro e a solidão e isolamento

Corramos se queremos chegar à meta, sem ficar pelo caminho. Meta esta que deve, para o bem da Humanidade, atender às evidências da ciência psicológica.

Em 2007, quando a Apple lançou o primeiro IPhone, os 499 dólares que custava e os poucos serviços que disponibilizava deixaram as pessoas descrentes do seu potencial. Não há muito tempo, ouvi na primeira pessoa o CEO da Nokia à época explicar porque estavam certos de que a Apple cometera um erro e de que os clientes queriam telemóveis "pequenos, não grandes", "baratos, não caros" e que para enviar/ler emails e ver/tirar fotografias "prefeririam outros dispositivos a um telemóvel". Ouvi-o explicar e refletir sobre o que aprendeu com esse "erro", enquanto mostrava um gráfico com uma curva decrescente vertiginosa das vendas da Nokia após 2007. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.