Sábado – Pense por si

Carlos Torres

O primeiro golo e o azar de marcar na baliza errada

Jovic (Sérvia) e Mikautadze (Geórgia) são os mais recentes a ficar na história, ao marcarem os primeiros golos da suas seleções num Europeu de futebol. Mas o "melhor marcador" do Euro 2024 é o "autogolo". É verdade, são já sete bolas atiradas para a própria baliza, a ameaçar o "recorde" de 10 na anterior edição. E só Portugal foi beneficiado por duas vezes.

Carlos Torres

Euro 2024. Cuidado, estes turcos são bipolares!

São capazes de vencer Croácia e Alemanha e de perder 6-1 na Áustria, mas “há ali muita qualidade”, aponta à SÁBADO Miguel Cardoso, que joga no país desde 2021. A Turquia é o próximo adversário de Portugal e é uma seleção com duas caras.

Carlos Torres

Euro 2024. No futebol, os milagres acontecem (e repetem-se)

Neste Europeu, seja contra os panzers germânicos ou frente a outra seleção (Mourinho já vaticinou uma final contra Inglaterra), a ideia é que Portugal volte a fazer história. Seguindo também o exemplo do Benfica de Leverkusen ou do FC Porto de Gelsenkirchen.

Carlos Torres

Euro 2024: Ronaldo ainda tem lugar na seleção?

Siiiii!!! É isso que respondem algumas figuras do futebol, que desvalorizam o facto de ele jogar na Arábia Saudita. Aos 39 anos, CR7 chega à Alemanha com 55 golos marcados esta época, com os níveis físicos em alta e a ambição de sempre: ganhar, ser o melhor e bater recordes. Ainda assim, há quem ache que Portugal não devia ter “um totem sagrado no balneário”.

Carlos Torres

Portugal-Espanha: os 27 jogadores que já marcaram aos espanhóis

Tudo começou há 100 anos, num penálti de Alberto Augusto, numa lista que inclui Pinga, Peyroteo, Eusébio, Nené ou Ronaldo. Entre os 27 portugueses que marcaram aos espanhóis, há o caso de Araújo, que bisou na goleada de 4-1 em 1947 e foi recebido com foguetes e banda de música na sua aldeia (Cête). Esta terça-feira, dia 27, no decisivo jogo da Liga das Nações, em Braga, espera-se que esse número possa aumentar.

Carlos Torres

Europeu: "Estás por quem?" Não havendo Brasil, há que torcer pelos dinamarqueses

Era um hábito nos anos 80 e 90: com Portugal fora dos Mundiais, a nossa preferência ia para o Brasil. E como vai ser no resto do Euro 2000, agora que a seleção das Quinas já disse adeus? Se não forem os nórdicos, que ganhe a Suíça ou a República Checa. Espanha e Itália é que não. Nem mesmo os belgas, os nossos carrascos.

Carlos Torres

Portugal-França: oh não, lá vem a bête noire outra vez!

A nossa relação com a França é mista como os diálogos de verão nas férias na aldeia: é o eldorado para muitos emigrantes e um inferno no mundo da bola. Mas alguém, no seu perfeito juízo, achou que íamos seguir em frente no Europeu sem fazer contas?

Carlos Torres

Portugal-Alemanha: mas porque é que o engenheiro não levou os filhos de Conceição?

A seleção nacional soma quatro derrotas consecutivas contra a Alemanha, a última foi o humilhante 4-0 no Mundial do Brasil. Desde 2000 que não vencemos o conjunto germânico, com aquele hat-trick mágico de Sérgio Conceição. Por isso, com os quatro filhos do treinador do FC Porto em campo, de certeza que agora conseguíamos uma goleada das antigas.

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente