Sábado – Pense por si

Eduardo Luís: “Se tivessemos ido à final do Euro 84 eu ia ser titular”

Carlos Gonçalo Morais 12 de junho de 2024 às 23:00

Esteve no primeiro Europeu de Portugal, há 40 anos. Campeão no Benfica, foi no FC Porto que viveu os maiores êxitos, como a vitória na Taça dos Campeões Europeus de 1987. Foi treinador, mas hoje está reformado e trabalha como vigilante de um condomínio.

A 14 de junho de 1984 (cumprem-se agora 40 anos), Portugal estreava-se na fase final de um Campeonato da Europa (de apenas 8 seleções) – num grupo com Alemanha, Espanha e Roménia –, onde chegaria às meias-finais. Eduardo Luís, hoje com 68 anos, foi um dos 20 convocados e desfiou à SÁBADO as memórias dessa competição. O defesa, campeão europeu pelo FC Porto em 1987, conta ainda como começou por cruzar-se com Sporting e Benfica no início da carreira – até foi campeão pelos encarnados.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.