Sábado – Pense por si

Da língua ao fado - as 21 ideias (e palavras) que definem o que é ser português

Nove séculos, 10 milhões de pessoas: o que nos distingue? Os leitores ditaram a ordem, numa votação online no site da SÁBADO. Ganhou a língua portuguesa (“a minha pátria”, para Pessoa), seguida pelo 25 de Abril, mas houve espaço para a saudade, o vinho e o bacalhau ou a trilogia Fátima, futebol e fado. Sabemos ver-nos ao espelho? Retrato em 21 imagens, uma por cada ano da SÁBADO.

Luana Augusto

Como Donald Trump levou o dourado para a Casa Branca

A Sala Oval está hoje mais pintada de ouro que nunca. Das molduras às estatuetas e até aos troféus, o dourado está por todo o lado, num claro contraste quando comparada com a presidência de Joe Biden.

SÁBADO

Mulheres de Hollywood. A idade fica-lhes tão bem 

"O Crepúsculo dos Deuses" conta-nos a história de Norma Desmond, antiga estrela do Cinema mudo que vive fechada numa mansão insípida e gigante, convencida de que mais cedo ou mais tarde o realizador Cecil B.

Relatório Minoritário

Frágil

Entramos, pelos portões infernais, naquela garganta em que se misturam e confundem todas as crises, todas as fraquezas, todos os boatos, todas as bravatas, todas as chantagens, todos os eternos partidos, todos os barões inteiros, e todas as verdades escondidas. Estamos num reino frágil.

Nuno Miguel Guedes

Teresa Veiga e um regresso feliz aos contos

Mestre de ficções curtas e criadora de personagens poderosas (sobretudo, femininas), a misteriosa autora portuguesa voltou aos livros de contos quase 10 anos depois. Um acontecimento literário.

Tiago Carrasco

Entre reis e lobos: o império hoteleiro de Alexandre, o Grande do Buçaco

Alexandre de Almeida começou na loja dos pais, no Luso, e transformou-se no primeiro industrial do setor português. Conviveu com estrelas de cinema e imperadores, trouxe a primeira máquina de café para a região e travou guerras com Salazar. Contra crises e tragédias, a família quer agora ganhar o concurso público do Palácio Hotel do Bussaco – para prosseguir o seu legado.

No país emerso

O espelho

Mulheres independentes e adultas não devem perder demasiado tempo ao espelho com inseguranças nem com vaidades. A vida tem demasiadas coisas belas, divertidas, interessantes e inquietantes para ocuparmos os pensamentos com pneus na barriga ou braços flácidos.

Talvez crónica

A verdade soa bem, mas sabe mal

As pessoas não querem a verdade, querem é que lhes passem a mão pelo pêlo, que lhes digam o que elas sempre quiseram ouvir, e o resto é uma fantasia que criamos na nossa cabeça para parecer que estamos cada vez mais perto daquilo que vemos ao longe.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30