
Incêndios: Portugal e Espanha levam Europa a bater recordes de emissões de carbono
Na Península Ibérica, as emissões, que até ao início de agosto estavam abaixo da média, aumentaram significativamente em apenas uma semana.
Na Península Ibérica, as emissões, que até ao início de agosto estavam abaixo da média, aumentaram significativamente em apenas uma semana.
"As elevadas emissões causadas por estes incêndios têm o potencial de afetar não só as cidades espanholas, mas também o resto da Europa Ocidental e todo o continente", disse o cientista-chefe da Organização Meteorológica Mundial.
A Zero pede a "revisão das prioridades nos transportes e mais verbas para uma efetiva redução de emissões", considerando "positivo não se financiar projetos associados a combustíveis fósseis".
Os objectivos de Bruxelas de reduzir em 60% até 2050 as emissões de gases com efeito de estufa da indústria aérea surgem como cada vez menos realistas.
Emissões dos fogos que queimaram cerca de 500 mil hectares bateram recordes em Espanha.
As delegações da agência Lusa, da RTP e da RDP foram expulsas da Guiné-Bissau, as suas emissões suspensas a partir de hoje.
O Governo da Guiné-Bissau decidiu o encerramento das emissões da RTP África, RDP África e Agência Lusa com efeitos a partir de hoje.
Apenas Malta (com 4,1 toneladas) e a Suécia (4,2 toneladas) emitem menos gases com efeito de estufa do que Portugal.
As sentenças hoje conhecidas surgem quase uma década após o escândalo de manipulação dos valores das emissões poluentesm veículos a diesel.
O serviço estatístico da UE assinala ainda que os dois setores económicos responsáveis pelos maiores aumentos de emissões de GEE foram os agregados familiares (5,2%) e o fornecimento de eletricidade, gás, vapor e ar condicionado (4,6%).
Para os ligeiros de passageiros 100% elétricos o apoio é de até 4.000 euros para pessoas singulares e 5.000 euros para IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social), autarquias e autoridades de transportes, com obrigatoriedade de abate do veículo a combustível fóssil com mais de 10 anos.
A Zero considera que o plano de expansão da Linha Vermelha, na sua forma atual, "não conseguirá atingir a redução de emissões que seria possível e necessária, nem promoverá um aumento significativo na utilização de transporte público".
Tribunal de Haia indica que a Shell já estava a caminho de cumprir as metas exigidas e que não era claro se a redução das emissões causadas pelos seus produtos ajudariam na luta contra as alterações climáticas.
Pretende-se alcançar compromissos de redução de emissões até 2030, depois do último relatório da ONU sobre emissões de gases com efeito de estufa (GEE) ter previsto um aquecimento global de 3,1 graus celsius (°C) até ao final do século, caso se mantenham as políticas atuais.
É o que indica um relatório da organização humanitária Oxfam, que monitorizou as emissões de jatos privados, iates e investimentos poluentes.
O Now tem registado um crescimento permanente, e subiu de share em todos os meses desde o arranque das emissões.