Crescimento económico é principal responsável por aumento das emissões de CO2
Relatório da OCDE divulgado esta quinta-feira.
Relatório da OCDE divulgado esta quinta-feira.
Os projetos selecionados abrangem 18 países e focam-se nas indústrias com utilização intensiva de energia, energias renováveis e armazenamento, mobilidade e edifícios com emissões líquidas nulas, fabrico de tecnologias limpas e gestão industrial do carbono.
A partilha de conhecimento, o pensamento baseado no ciclo de vida e a inovação com baixas emissões de carbono estão no centro da estratégia.
O presidente chinês, Xi Jinping, anunciou, esta quarta-feira, durante uma cimeira do clima realizada à margem da Assembleia Geral da ONU, que o país tem como meta cortar as emissões entre 7% e 10% até 2035.
Na Península Ibérica, as emissões, que até ao início de agosto estavam abaixo da média, aumentaram significativamente em apenas uma semana.
"As elevadas emissões causadas por estes incêndios têm o potencial de afetar não só as cidades espanholas, mas também o resto da Europa Ocidental e todo o continente", disse o cientista-chefe da Organização Meteorológica Mundial.
A Zero pede a "revisão das prioridades nos transportes e mais verbas para uma efetiva redução de emissões", considerando "positivo não se financiar projetos associados a combustíveis fósseis".
Os objectivos de Bruxelas de reduzir em 60% até 2050 as emissões de gases com efeito de estufa da indústria aérea surgem como cada vez menos realistas.
Emissões dos fogos que queimaram cerca de 500 mil hectares bateram recordes em Espanha.
As delegações da agência Lusa, da RTP e da RDP foram expulsas da Guiné-Bissau, as suas emissões suspensas a partir de hoje.
O Governo da Guiné-Bissau decidiu o encerramento das emissões da RTP África, RDP África e Agência Lusa com efeitos a partir de hoje.
Apenas Malta (com 4,1 toneladas) e a Suécia (4,2 toneladas) emitem menos gases com efeito de estufa do que Portugal.
As sentenças hoje conhecidas surgem quase uma década após o escândalo de manipulação dos valores das emissões poluentesm veículos a diesel.
O serviço estatístico da UE assinala ainda que os dois setores económicos responsáveis pelos maiores aumentos de emissões de GEE foram os agregados familiares (5,2%) e o fornecimento de eletricidade, gás, vapor e ar condicionado (4,6%).
Para os ligeiros de passageiros 100% elétricos o apoio é de até 4.000 euros para pessoas singulares e 5.000 euros para IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social), autarquias e autoridades de transportes, com obrigatoriedade de abate do veículo a combustível fóssil com mais de 10 anos.
A Zero considera que o plano de expansão da Linha Vermelha, na sua forma atual, "não conseguirá atingir a redução de emissões que seria possível e necessária, nem promoverá um aumento significativo na utilização de transporte público".