Sábado – Pense por si

2 Poeta Lirico_01_mixdown.mp3

Poeta Lírico, de Eça de Queiroz

Um poeta busca inspiração e reconhecimento, enquanto Eça revela a tensão entre talento e ambição, e a forma como a sociedade aprecia ou ignora a sensibilidade artística.

Singularidades de uma Rapariga Loura

Singularidades de uma Rapariga Loura, de Eça de Queiroz

A história retrata uma jovem com características únicas que atraem olhares e rumores na sociedade. Entre mal-entendidos e curiosidade alheia, Eça explora vaidades, preconceitos e pequenas hipocrisias da vida urbana portuguesa.

O poeta Luís de Camões tem mais de 800 ruas, avenidas, alamedas, praças e largos, como este em Lisboa
Sónia Bento

As histórias de 135 mil ruas de Portugal

Rui Passos Rocha teve acesso a uma base de dados dos CTT, que tem as 250 mil ruas do País. Focou-se naquelas que têm nomes que mais vezes se repetem, casos de 25 de Abril, Santo António ou Camões.

O que fazer depois da reforma é uma escolha que depende das circunstâncias de cada um
Eduarda Alves e Inês Ramos/ Universidade Lusófona

Depois da reforma, onde se vive melhor?

No bulício da capital ou no ar puro do Alentejo, há quem se mantenha ativo depois da reforma e até lance novos negócios, como João Carvalho de Sousa. Outros dedicam-se à leitura e à família, como Nazaré Correia. Quando a reforma chega, cada história define o lugar ideal para se estar.

Cuidados intensivos

Filmes do desassossego

Ao ver os socialistas que apoiam a Flotilha "humanitária" para Gaza tive a estranha sensação de estar a ver a facção do PS que um dia montará um novo negócio, mais alinhado com a esquerda radical, deixando o PS “clássico” nas águas fétidas (para eles) do centrão.

Da língua ao fado - as 21 ideias (e palavras) que definem o que é ser português

Nove séculos, 10 milhões de pessoas: o que nos distingue? Os leitores ditaram a ordem, numa votação online no site da SÁBADO. Ganhou a língua portuguesa (“a minha pátria”, para Pessoa), seguida pelo 25 de Abril, mas houve espaço para a saudade, o vinho e o bacalhau ou a trilogia Fátima, futebol e fado. Sabemos ver-nos ao espelho? Retrato em 21 imagens, uma por cada ano da SÁBADO.

Lucília Galha

A lampreia está em perigo

Resistiu aos dinossauros, mas pode não sobreviver à ação humana. Um projeto com fundos europeus vai intervir no rio Mondego para ajudar a preservar o animal – e a iguaria.

A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)