Ataque russo mata quatro pessoas em Kiev e ofensiva ucraniana deixa 500 mil sem energia
A Rússia também atingiu infraestruturas críticas na cidade ocidental de Lviv
A Rússia também atingiu infraestruturas críticas na cidade ocidental de Lviv
Cerca de uma dúzia de pessoas ficaram feridas, de acordo com as autoridades.
Um grupo de altos funcionários utilizava a Energoatom, empresa estatal ucraniana de energia nuclear, para extorquir parte do valor dos contratos.
Um drone russo colidiu com um edifício de nove andares em Dnipro, no leste da Ucrânia, durante a madrugada de sábado, matando três pessoas e ferindo doze.
Nos últimos dias, a Rússia tem atacado sistematicamente as infraestruturas ucranianas de gás e eletricidade.
É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro
O apartamento de Diego, a 15 km da frente de guerra, é básico: o “roupeiro” é uma mochila e a “despensa” onde guarda latas de conserva e outros mantimentos é uma caixa de morteiros.
A luta é existencial porque o projeto russo é abertamente genocida, aponta o jornalista - e a memória do País, e da sua avó, mostram a escolha única dos ucranianos. Escreveu um livro para o provar.
Em comunicado, a Missão da ONU assinala que a maioria das mortes de civis registadas em março foi resultado de ataques russos com mísseis de longo alcance e ‘drones’ suicidas e 95% ocorreram em território controlado pela Ucrânia.
"Hoje Putin escolheu conscientemente o Natal para o seu ataque. O que pode ser mais desumano?", afirmou o presidente ucraniano.
Durante o interrogatório, o suspeito afirmou ter sido "recrutado pelos serviços especiais ucranianos", avançou o comité de investigação russo anunciou.
Com temperaturas a rondar os 0°C, "mais uma vez, o setor da energia foi sujeito a um ataque massivo do inimigo", afirmou o Ministério da Energia.
Putin quer que o Ocidente acredite que poderá utilizar armas nucleares se a Ucrânia usar ATACMS em alvos russos importantes. E Biden decidiu ainda assim libertar o uso de ATACMS por Kiev. O jogo de sombras antecipa as negociações.
O míssil hipersónico Oreshnik, estreado na quinta-feira, num ataque a um armazém militar em Dnipro, é capaz de transportar até oito ogivas nucleares ou mais de uma tonelada de TNT.
"Temos de reagir. Temos de exercer pressão. Temos de empurrar a Rússia para uma paz real, que só é possível pela força", afirmou o presidente ucraniano.
Segundo os norte-americanos, Moscovo terá usado um míssil balístico de médio alcance. O que foi confirmado pelo presidente russo.