Sábado – Pense por si

Cláudia Rosenbusch

Repórter SÁBADO. Professores empurrados para a baixa médica

Lucinda tinha direito a horário reduzido, mas a diretora propôs-lhe substituir uma auxiliar de ação educativa. Albina foi humilhada pela diretora à frente das colegas: “Horário só de manhã porquê? Os parafusos (da coluna) só te doem à tarde”?”, ter-lhe-á dito. Seis professoras denunciam os diretores das escolas em que trabalham, mesmo correndo o risco de represálias.

Cláudia Rosenbusch

Repórter SÁBADO. As mulheres que denunciam Boaventura de Sousa Santos

São mais de uma dezena e “chegaram-se à frente” quando o sociólogo e fundador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra negou os primeiros relatos de abusos publicados no ano passado em livro. A SÁBADO ouviu os relatos de assédio moral, assédio e abuso sexual que garantem ter vivido no CES.

Miguel

Não te preocupes

Adormeci e tomei-me de pesadelos. A desempoeirada, o seu telemóvel, a intimidade que já só surgia a pedido, como se eu fosse um macho de outros tempos a quem devia uns favores para acalmar. Quando o corpo desanima a cabeça acompanha.

Miguel

Mas eu sei, até sei

Para muitos homens, só há dois tipos de relações: as que entretêm – que sempre soubemos que não vão a lado nenhum – e as que se fazem um bolo inteiro a partir de qualquer migalha.

Talvez crónica

O que é urgente é saber esperar

Esperamos, e ao esperarmos entendemos melhor o que temos pela frente, no horizonte. A urgência do mundo é uma corda que se aperta lentamente à volta do nosso pescoço. O que precisamos é de um catavento, e da paciência para vê-lo girar até que o sopro decida para onde quer apontar. A pressa que fique com quem a tem. O que é urgente é saber esperar.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.