Cesarianas no SNS batem recordes, mas não se recomendam. O que está a ser feito?
A taxa de cesarianas no público é a maior de sempre e é quase o dobro do valor recomendado. Novos Centros de Elevado Desempenho podem ajudar.
A taxa de cesarianas no público é a maior de sempre e é quase o dobro do valor recomendado. Novos Centros de Elevado Desempenho podem ajudar.
A partir de 1 de janeiro, os cuidados de saúde de todo o País terão esta organização: hospitais e centros de saúde sob uma mesma administração. Já há experiência mas não em grandes centros urbanos. Em hospitais como o de Santa Maria o risco é de vir a ser ainda mais um problema. A tarefa é "hercúlea", admitem os especialistas.
O Departamento de Obstetrícia e Ginecologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte será ampliado, requalificado e expandido, num investimento global superior a seis milhões de euros. Até à conclusão das obras, a resposta às grávidas é assegurada no Hospital de São Francisco Xavier.
Vários médicos apresentaram a demissão do serviço de Obstetrícia do Hospital Santa Maria, em Lisboa. Administração desvaloriza impacto, mas sindicato diz que "serviço está a ser destruído".
Três meses depois de Diogo Ayres de Campos ter sido exonerado da direção do departamento de Ginecologia e Obstetrícia do Santa Maria, o serviço ainda vive tempos atribulados. A incerteza e a tensão já levaram quatro médicos a rescindir com o SNS.
Negociações complicadas, manifestações, problemas políticos para resolver. O primeiro-ministro terá a mesa cheia de questões pendentes mal chegue ao gabinete em São Bento.
Ana Paula Martins disse aos deputados que os indicadores do Santa Maria “não são bons”. Relatório a que a SÁBADO teve acesso contradiz essa informação.
O verão promete ser quente. Faltam médicos, há urgências forçadas a encerrar, greves marcadas e muita pressão sobre o Ministério da Saúde.
Os manifestantes defenderam que "todo o processo foi uma confusão que envolveu o despedimento de chefias por delito de opinião, em que os profissionais nunca foram ouvidos, mesmo quando apresentaram soluções alternativas ao encerramento".
Durante o mesmo período, foram realizados 56 partos no Hospital de Santa Maria.
Joaquim Miranda Sarmento tem estado debaixo de fogo, mas está a tentar pôr ordem na casa. Sem alternativas, Luís Montenegro dá-lhe cobertura.
Uma médica do Hospital Santa Maria descreve à SÁBADO os primeiros dias com as novas escalas de serviço. Há três médicos escalados para turnos de 12 a 24 horas que têm de gerir uma média de 50 admissões.
Carlos Cortes defende "uma colaboração, um respeito e uma lealdade que não transpareceram nos trabalhos" que levaram à aprovação pela DGS de uma norma que prevê que o internamento hospitalar, nas situações de baixo risco, possa ser realizado por enfermeiros especialistas em enfermagem de saúde materna e obstétrica.
O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte avançou que "os 11 médicos que fazem parte da Direção Clínica do CHULN vão reunir-se esta tarde para discutir esta questão".
Profissionais recusam-se a realizar horas extra e afirmam terem sido ameaçados pela administração do hospital.
Vai ocorrer uma reunião entre a equipa do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia e a administração do hospital.