Sábado – Pense por si

Chefes das urgências de obstetrícia do Hospital Santa Maria demitem-se

Profissionais recusam-se a realizar horas extra e afirmam terem sido ameaçados pela administração do hospital. 

Os chefes de equipa das urgências de obstetrícia do Hospital Santa Maria, em Lisboa, demitiram-se. Mais de uma dezena de profissionais assinaram a carta de demissão, avança a SIC Notícias. 

Os profissionais recusam-se a realizar horas extra e afirmam terem sido ameaçados pela administração do hospital.

As obras no bloco de partos do Hospital de Santa Maria, que deve ser encerrado no início de agosto, e a mudança para São Francisco Xavier (HSFX), abriram uma guerra de médicos.

As demissões surgem dois dias depois de mais de 30 profissionais enviarem uma carta à administração do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte e à direção do Serviço Nacional de Saúde a contestar o projeto e questionando a capacidade das instalações do HSFX. Alguns ameaçam sair para o setor privado.

Também o diretor de Obstetrícia, Ginecologia e Medicina de Reprodução do Centro Hospitalar Lisboa Norte, Diogo Ayres de Campos, foi afastado por questionar o projeto de restruturação no Hospital de Santa Maria e a colaboração com o S. Francisco Xavier.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.