
Tojó, o parricida de Ílhavo
Na madrugada de 12 de agosto de 1999, Tojó, de 23 anos, reuniu os pais na cozinha e matou-os à facada. Diria, mais tarde, que a ideia do crime tinha sido da mulher, mas só ele foi condenado.
Na madrugada de 12 de agosto de 1999, Tojó, de 23 anos, reuniu os pais na cozinha e matou-os à facada. Diria, mais tarde, que a ideia do crime tinha sido da mulher, mas só ele foi condenado.
Como tantos outros, Herberto fez coisas do piorio, viveu entre uma fauna picaresca, onde não raro se fazia obra de vulto, mas o que mais lhe importava, senão mesmo a única coisa que contava para si, era a ambição infinita.
Que o jornalismo continue com esse balanço fundamental: com a rapidez necessária para informar e a lentidão suficiente para refletir.
Há quase 200 anos que os jornais escrevem notícias falsas nesta data para enganar deliberadamente os leitores. Mas também marcas passaram a aderir a esta prática.
"Estudámos quimicamente copos comuns encontrados no povoado exterior de Troia e, portanto, fora da cidadela. Estes copos também continham vinho", garantem investigadores.
As mais desejadas medalhas do desporto apresentam sinais de deterioração e vários atletas dos Jogos Olímpicos de Paris já pediram a sua substituição, incluindo a judoca portuguesa.
O restaurante ficava perto da Igreja de São Roque, com a promessa de descida ao Cais do Sodré para lavar as vistas com nacionais e estrangeiras, já que era importante que eu não me esquecesse de que "há mais mundo".
Dois meses depois, a Chang'e-6 pode dar respostas sobre a formação dos planetas e a origem do satélite terrestre.
Os japoneses estão recetivos à subida ao trono da princesa Aiko, única filha dos imperadores, mas a lei e os conservadores não permitem. Um problema de sucessão sem precedentes que não tem solução à vista.
Autor da obra "O livro do império" critica a falta de dignidade nas comemorações dos 500 anos do nascimento do poeta. "Damos-lhe todas as honras e depois viramos costas e damos-lhe desprezo", aponta.
A origem simbólica da figura do mentor remete-nos para a Odisseia, de Homero. Conta-nos esta obra fundacional que Mentor "era companheiro do nobre Ulisses". Mentor é apresentado como um "ancião que tudo devia guardar" e a cuja palavra "todos deviam obedecer".
Construíam-se pavilhões, pontes e enormes arcos triunfais para festas que podiam ter três dias seguidos de fogo de artifício. Havia enxovais que valiam mais do que um palácio, joias com 4 mil pedras preciosas e banquetes preparados por 200 pessoas – servidos em mesas com toalhas de ouro.
Vocalista dos Bala Desejo, banda-sensação do Brasil, a cantora afirma-se também a solo. Este mês traz a Portugal Arrepiada, um disco pop luminoso com ecos de Rita Lee. “Talvez exista uma maturidade maior, uma malícia”, diz em entrevista.
No seu universo fantástico de assinatura, o novo romance de Rushdie, "Cidade da Vitória", viaja ao passado para falar do futuro - discutindo feminismo, homossexualidade, religião, amor e poder.
De 17 a 26 de agosto, o Festival Internacional de Teatro de Setúbal apresenta mais de 20 espetáculos nacionais e internacionais e uma dezena de atividades.
Não é preciso ser crente para gostar destas canções - ou para acreditar neles quando as cantam. De Samuel Úria a Bob Dylan, Aretha Franklin e Amália, propomos uma banda sonora para acompanhar a JMJ.