Balsemão em 88 histórias
Durante 88 anos, Balsemão foi quase tudo: jornalista, deputado, fundador do PSD, ministro e primeiro-ministro. Estas são 88 histórias da vida fabulosa e desconhecida do último senador.
Durante 88 anos, Balsemão foi quase tudo: jornalista, deputado, fundador do PSD, ministro e primeiro-ministro. Estas são 88 histórias da vida fabulosa e desconhecida do último senador.
Francisco Pinto Balsemão viveu até casar num palacete, rodeado de empregados. Do lado da mãe descende de D. João IV, o ramo paterno foi pioneiro da luz elétrica e fundou o Diário Popular.
Nasceu no Porto, mas ficou benfiquista ao ver as finais da Taça dos Campeões dos anos 60. Jogou 14 épocas nas águias, foi selecionador e vice-presidente da Federação. Entre as muitas histórias que contou, destaca-se a do avô que, no estádio das Antas, queria entrar no relvado para discutir com o árbitro que o expulsou.
O avô fundou o IPO de Lisboa, o pai e o irmão eram médicos – mas a Medicina nunca foi uma certeza. Criou o primeiro serviço de Pediatria Oncológica, separou sete pares de gémeos siameses e foi aos Jogos Olímpicos, em 1960.
Quando o cliente entra na loja, a primeira coisa que o lojista repara é nos sapatos, através deles consegue ter logo uma perceção mais clara do tipo de cliente que é.
D. Afonso Henriques ganha por unanimidade, surgindo a seguir ao rei-fundador outra personagem centenária: o poeta Luís Vaz de Camões. Em 3º lugar já temos alguém da História mais recente: Ramalho Eanes. Com base numa sondagem inédita feita para a SÁBADO, que aponta quais as pessoas mais relevantes ao longo dos 900 anos de Portugal, deixamos-lhe aqui o retrato das 9 principais figuras.
Desde que a cantora pôs fim ao The Eras Tour, em dezembro do ano passado, que só se deixou ver em sete ocasiões. Fontes próximas da artista revelam agora detalhes sobre o seu misterioso afastamento dos olhares públicos.
O filho mais novo da princesa Carolina do Mónaco é fã de desportos radicais e este verão, vai participar na histórica e arriscada Admiral's Cup. O seu pai morreu no mar.
Dois meses depois de ter partido o tornozelo esquerdo num acidente a surfar, Frederico Morais vai voltar ao mar. "Foi a lesão mais complicada que tive, rompi os ligamentos todos", relata.
Viragem para dentro, aversão ao apoio à Ucrânia, impostos mais baixos, Biden “pôs a América no declínio”. Para os apoiantes de Trump, o regresso de Donald levará “à nova era dourada americana”: sem imigrantes ilegais, sem wokismo e com muita adesão às narrativas falsas do seu herói.
Sempre imaginaram ter netos, mas isso não aconteceu. Três reformadas partilham a frustração de não ver a família crescer, mas também como lidam, de forma positiva, com o colo vazio.
Futebolista agrediu a companheira e chegou a rete-la na residência antes de esta conseguir sair pelos próprios meios.
Isak Andic Ermay, de 71 anos, estava num passeio com familiares quando caiu desamparado numa ravina com 150 metros.
Entre 1984 e 1994 Ayrton Senna foi uma alegria rara no desporto. Queria vencer mais do que os outros e isso via-se na televisão naqueles sagrados e saudosos domingos. Agora, há uma série para o recordar.
Treinava ginástica no barco a caminho dos Jogos Olímpicos de Helsínquia, em 1952, e chegou a ter de acampar com os seus atletas para participar em provas do campeonato nacional - até curou um deles ao mergulhar-lhe o pé no ribeiro.
Comentador, treinador, professor, tem uma vida ligada ao basquetebol e amizades feitas com estrelas da NBA, onde trabalhou nas últimas duas décadas. Mas aos 65 anos diz que ainda tem muitos sonhos por concretizar.