Sábado – Pense por si

A bactéria Yersinia pestis não está erradicada. Pode ser transmitida através de pulgas ou roedores infetados
Lucília Galha

Calma, a Peste Negra não voltou

Na verdade, a bactéria que transmite a doença não está erradicada e houve agora um caso nos Estados Unidos. Mas não há razão para alarme.

Lusa

Rússia e Ucrânia trocaram 270 militares e 120 civis

O Ministério da Defesa russo explicou, em comunicado, que as pessoas libertadas pela Ucrânia já se encontram na Bielorrússia, a receber os cuidados médicos e psicológicos iniciais antes de serem transferidas para território russo.

Vanda Marques e Lucília Galha

Leão XIV: A vida do primeiro papa americano

Gosta de jogar ténis, em criança brincava aos padres e percorreu o Peru a cavalo. Robert Prevost era o mais improvável da lista de cardeais, mas um dos braços-direitos de Francisco. Cinco portugueses, que conviveram com o cardeal, contam como trabalha o sorridente – e sempre disponível – Leão XIV.

Beijos Roubados e Outras Sentenças

Os óculos do arguido

Tiago ajustou os óculos de armação metálica e olhou discretamente para a assistente social que se preparava para testemunhar. Era ela quem o tinha defendido na noite do incidente, garantindo à polícia que havia sido um mal-entendido. Mas agora estava ali, formal e profissional, prestes a testemunhar contra ou a favor dele. 

Raquel Lito

Seguros para cães e gatos disparam em Portugal

Marta Delgado tem despesas médicas avultadas com o gato, pelos problemas digestivos, mas o seguro cobre 70% dos valores das faturas. Há cada vez mais seguradoras a conquistarem mercado e o volume de novas apólices chega a atingir 110%.

Lusa

Réplica de sismo com magnitude 5,1 volta a abalar Myanmar

O terramoto de magnitude 7,7 na escala de Richter, que aconteceu na sexta-feira, desencadeou uma série de réplicas desde então, o mais forte dos quais - de magnitude 6,7 na escala de Richter - ocorreu minutos após o primeiro terramoto.

Débora Calheiros Lourenço

Papa Francisco vai ter de "reaprender a respirar" durante a sua recuperação

Os médicos do hospital Gemelli, em Roma, referiram que o Papa vai enfrentar um período de convalescença de pelo menos dois meses. Durante os quais deve ainda estar sujeito a oxigénio e realizar exercícios respiratórios, explica Tiago Alfaro, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h