O Orçamento da Crise Europeia
A frustração gera ressentimento que, por sua vez, gera um individualismo que acharíamos extinto após a grande prova de interdependência que foi a pandemia da Covid-19.
A frustração gera ressentimento que, por sua vez, gera um individualismo que acharíamos extinto após a grande prova de interdependência que foi a pandemia da Covid-19.
Compensa viver em Democracia e em sociedades organizadas segundo o modelo do Estado de Direito.
Um espaço que não consegue garantir a sua própria segurança perde escala económica: quem quer nele investir? Sem soberania não haverá Estado Social e conceitos como Desenvolvimento ou Bem-Estar ficam comprometidos. Como explicar que o regresso da(s) Guerras(s) tem de nos obrigar a rever essa prioridade?
Vamos ver quais serão os efeitos desta nova "onda" de tecnocracia igualmente auto-proclamada, como o foi no passado, não ideológica. Confesso que não estou descansado – bem pelo contrário.
A 1 de Janeiro de 1986, os portugueses veriam, finalmente, "Portugal na CEE." Era o começo de um novo desígnio que, apesar do caminho já percorrido, está ainda longe de ser cumprido
"O que aconteceu ontem [na terça-feira], as suas conotações, os seus fundamentos, a sua natureza, releva de um ato absolutamente inaceitável num país como Portugal", afirmou Maria Lúcia Amaral.
Equipa de von der Leyen junta conservadores, socialistas, liberais e direita radical numa tentativa de acomodar o novo xadrez do Parlamento Europeu. Próximos cinco anos vão ser de jogos de equilíbrio.
O relatório indica como primeira e mais importante prioridade para "relançamento de um crescimento sustentável" a "redução do fosso em matéria de inovação com os Estados Unidos e a China, especialmente em tecnologias de ponta".
Um ministro, por mais inapto e inepto que possa ser, o que até nem é o caso, não merece ser fisicamente agredido. Já agora, pergunto: e se não fosse tinta? E mesmo sendo tinta, que é um produto químico, e se os olhos tivessem sido atingidos? E a tinta não é produzida a partir de combustíveis fósseis?
O século atual tem visto comprovado, de forma clara e inequívoca como o fenómeno corruptivo é motivação e causa dos principais males nacionais e internacionais
Esta não foi a primeira vez que o poder político, sem qualquer pudor e sem tentar sequer mascarar os seus actos, tentou intimidar e condicionar órgãos de informação.
Há décadas que me sinto revoltado com as cada mais evidentes falhas sistémicas no funcionamento do sistema judiciário, contra as quais me venho manifestando desde o início da década de 90 do século XX e tendo sempre apresentado soluções.
O Presidente da República assinalou o Dia de Portugal com um elogio ao povo, no seu discurso nas celebrações de Braga. Antes dele falou Jorge Moreira que lembrou o laço da língua portuguesa e como esta não pode ser mal tratada.
Em suma, para mim, a construção da União Europeia Federal tem de assentar na adesão activa dos cidadãos comuns/normais dos países que integram a actual União Europeia.
Na história da falhada “cimeira do clima”, há desconversas em série. Mas é preciso dizer que, quanto à Arca de Noé, todo o mundo mente e ninguém diz a verdade. Incluindo a pequena Heidi.
Já vimos isto. Voltam as investigações sobre a arqueologia dos partidos, as discussões acerca do “só” e do “mal acompanhado”, e as contas sobre a possibilidade de maiorias absolutas que não sejam maiorias absurdas