Sábado – Pense por si

Eurico Reis
Eurico Reis Juiz Desembargador Jubilado
16 de julho de 2023 às 10:03

Vamos lá falar um bocado sobre democracia

Esta não foi a primeira vez que o poder político, sem qualquer pudor e sem tentar sequer mascarar os seus actos, tentou intimidar e condicionar órgãos de informação.

Tendo manifestado expressamente uma posição bastante crítica relativamente ao acto de agitprop concretizado com a utilização massiva (mais não seja em vários cartazes exibidos numa manifestação sindical dos professores) de uma caricatura de António Costa no qual o mesmo tinha sido desenhado com um focinho de porco em vez do nariz, não posso deixar passar em claro todo o ruído mediático que envolveu um cartoon tornado famoso aludindo à existência de racismo nas forças policiais (sem identificação da nacionalidade do agente policial caricaturado), e que, inclusive, levou à apresentação - ou ameaça de apresentação -, por parte do director nacional da PSP, mas afirmando este que estava a fazê-lo em nome dessa corporação, de uma queixa-crime deduzida contra os autores do pequeno filme por entender que "há, inequivocamente, uma intenção de vilipendiar todos os polícias, retratando-os como xenófobos e racistas" (sic).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.