
Sabe porque as amêijoas se chamam à Bulhão Pato?
Culpa de um poeta. E o prego tem esse nome por causa do senhor Manuel ou por ser duro? Afinal, quais são as histórias por trás dos petiscos mais tradicionais.
Culpa de um poeta. E o prego tem esse nome por causa do senhor Manuel ou por ser duro? Afinal, quais são as histórias por trás dos petiscos mais tradicionais.
Esta semana, sugerimos-lhe um bar de coctkails e pratos japoneses mas também muitos concertos de entrada livre, de Lisboa e Porto ao Algarve.
Quando o calor bate à porta, há petiscos que regressam às mesas. É o caso das sardinhas, amêijoas à Bulhão Pato, caracóis e bolas de Berlim. Juntámos 16 sítios para prolongar o sabor a verão na companhia de amigos e família.
Em Lisboa e Porto, na Margem Sul do Tejo e em Palmela, na região Centro ou mais a Norte, há iguarias, (muitos) concertos de entrada livre e provas de vinhos.
Há quem a visite pelas paisagens pitorescas e pelos desportos aquáticos. Nesta vila alentejana, não faltam motivos para sair e aproveitar.
Para o desafio proposto pela SÁBADO, a chef Rafaela Ferreira apresentou uma salada com gnocchi, atum dos Açores e feijão-verde. Fique a conhecer a receita.
Junto às praias do Grande Porto, há bom peixe e marisco, bares de praia em reinvenção constante e cozinha de autor moderna.
Um evento para conhecer a música do mundo, propostas de celebração gastronómica ou um festival literário que aproxima a Europa. Não faltam planos para sair de casa.
No Carvoaria, os grelhados a carvão dominam. "Sou um arquiteto de conceitos", diz. Plumas de porco preto (€22) e moelas de galinha com geleia picante de maça e limão (€9,50) são algumas das iguarias.
Em destaque, concertos gratuitos em Belém (Lisboa) e Ílhavo, teatro em Guimarães, conversas sobre livros, dança com Peggy Gou em Braga e a gastronomia da Madeira e do Alentejo.
Aberto desde janeiro, em Lisboa, o restaurante chefiado por António Lobo Xavier (filho do advogado e político com o mesmo nome) é uma excelente surpresa.
Para quem não quer apenas saber de futebol, o fim de semana traz museus com entrada livre por todo o País, concertos, teatro, música, dança e petiscos na Comporta.
A grande tendência de 2025 é trocar o almoço tradicional pelo brunch para toda a família - mas um brunch que abarca tudo, das tostas de abacate ao cabrito assado.