Civilização, de Eça de Queiroz
O conto analisa o choque entre tradições e modernidade, expondo a superficialidade e os vícios da sociedade contemporânea de forma irónica e crítica.
O conto analisa o choque entre tradições e modernidade, expondo a superficialidade e os vícios da sociedade contemporânea de forma irónica e crítica.
Depois do canalha Musk ter tido o descaramento de declarar que a empatia é uma das fraquezas fundamentais da civilização europeia, eis que a Administração Trump se atreve a proclamar que as actividades da UE minam a liberdade política e a soberania dos povos.
Uma nova exposição imersiva traz a cidade romana de Pompeia à vida, usando realidade virtual, projeções em 360° e recriações digitais que permitem aos visitantes explorar ruas, casas e paisagens antes da erupção do Monte Vesúvio. A mostra combina artefactos e tecnologia para oferecer uma perspectiva inovadora da antiga civilização.
Grande Museu Egípcio custou cerca de mil milhões de euros é o maior museu do mundo dedicado a uma única civilização.
Após duas décadas de atrasos e adiamentos, o novo museu abre finalmente portas junto às pirâmides de Gizé, reunindo mais de 50 mil peças e assinalando uma nova etapa na estratégia de revitalização do turismo egípcio.
A empatia, que sempre foi a cola da civilização, está em erosão. E quando a empatia começa a morrer, a violência torna-se banal.
"O afundamento deles não começou no Canal; começou quando deixaram as suas casas. Talvez até tenha começado no dia em que se lhes meteu na cabeça a ideia de que tudo seria melhor noutro lugar, quando começaram a querer supermercados e abonos de família".
Os mapas do mundo mudam a trote dos bombardeamentos massivos e dos avanços das tropas; cada mudança no mapa do mundo, como estamos a ver agora, diariamente, é quase sempre feita tendo por base muitos mortos.
Tal como o excesso de açúcar causa diabetes, o excesso de gordura leva a mau colesterol, a junk food leva a obesidade ou o álcool a cirroses, a civilização global da informação levou a Humanidade a dar um trambolhão gigantesco para o caldeirão da ignorância.
Hilario Deleon, 23 anos, é o líder do Partido Republicano no condado de Milwaukee. Nas eleições desta terça-feira, espera conseguir votos suficientes para anular a vantagem democrata e eleger Donald Trump para "impedir uma terceira guerra mundial".
Benjamin Netanyahu está a causar danos bem mais graves à Democracia, ao Estado de Direito, e, em geral, às construções ideológicas que caracterizam a chamada Civilização ou Cultura Ocidental, do que aqueles que estão a ser provocados por Vladimir Putin.
Se levantarmos o véu que cobre o progressismo europeu, percebemos que ele sempre foi frágil. A Europa das liberdades iluministas, da fraternidade, da emancipação coletiva e da liderança ambiental sempre o foi mais em forma do que em substância.
O presidente russo fez o habitual discurso anual do Estado da Nação onde os temas centrais foram, mais uma vez, a guerra na Ucrânia e a relação com o Ocidente.
Através da Inteligência Artificial, os investigadores procuram saber se foram os escribas anónimos ou os próprios profetas a redigir a obra mais marcante da civilização ocidental. Há até quem atribua a autoria a uma mulher. Arqueólogos e biblistas tentam decifrar o polémico puzzle dos textos com mais de 5 mil milhões de cópias vendidas.
Musk manifestou a sua preocupação com a natalidade em países como a Itália e a França e advertiu que "a imigração não será capaz de resolver o declínio demográfico".
"Sou uma mulher iraniana que tem orgulho e honra em contribuir para esta civilização, uma mulher que hoje é vítima da opressão de um regime religioso tirânico e misógino", escreveu Narges Mohammadi, no discurso lido pelos filhos durante a entrega do Nobel.