
Como se acabou com os bairros de barracas há 32 anos
O empurrão de Mário Soares, a “surpresa” que Isaltino guardou em Oeiras para a TV e o despertar de Cavaco: como nasceu o maior plano de habitação da democracia portuguesa.
O empurrão de Mário Soares, a “surpresa” que Isaltino guardou em Oeiras para a TV e o despertar de Cavaco: como nasceu o maior plano de habitação da democracia portuguesa.
Mostrou um país a preto e branco que se transformou com a Revolução de Abril. Fotografou rostos anónimos e celebridades com a nobreza exigida em cada momento e fez da máquina fotográfica a sua arma.
Há equipas de rua com técnicos que foram consumidores e que dão o exemplo de como é possível mudar de vida. A SÁBADO acompanhou a noite de um deles.
Sempre foi casa de imigrantes. Entre operários e varinas, ali conviviam prostitutas e criminosos. Renovou-se a partir de 2011 e hoje a maioria dos habitantes são bengalis.
Na única sala de consumo assistido de Lisboa os toxicodependentes são recebidos sem crítica. A maioria não quer deixar de consumir heroína e cocaína.
Em miúdo, já era um lateral que atacava muito (chegou a fazer mais de 20 golos nos Iniciados do Benfica). Em Braga, era o responsável por controlar as multas dos jogadores. Provocador e competitivo (até chorava quando perdia), fora do campo revela-se pacato – e garante que atualmente está bastante mais calmo. Vai fazer a estreia como treinador do Sporting na Taça de Portugal - esta sexta-feira, contra o Amarante.
A direção presidida por Frederico Varandas recorreu a uma solução interna, ambientada aos métodos de trabalho e ao modelo de jogo preconizado por Ruben Amorim.
Retrato dos maiores traficantes de Portugal, e dos pontos negros das cidades onde a toxicodependência toma conta do espaço público
Andámos no Casal Ventoso, na Mouraria, nos Anjos e noutras zonas críticas de tráfico na capital. Há relatos de moradores coagidos a acolher traficantes, consumidores criados em zonas de elite e hoje sem-abrigo, outros a viverem em tendas. Na Invicta, a situação não é melhor. Veja o vídeo.
Numa altura em que o aumento do consumo de droga causa preocupação, fomos tentar perceber o que se passa nalguns bairros de Lisboa e do Porto. E ainda: entrevista com a psicóloga Gabriela Moita e duas reportagens: os 60 anos do cerco policial a Lourosa e a Casa do Marquês, onde se fazem 10 mil refeições por dia.
Deputado e presidente de junta de freguesia, é o novo líder do PS de Lisboa. Vêm aí as Autárquicas e diz que os grandes temas da campanha serão a mobilidade e a habitação
À margem da sala de chuto, há consumidores que vão para espaços degradantes e de alto risco. Em caso de overdose, ninguém os ajuda. O psiquiatra Luís Patrício denuncia esta realidade obscura. E o presidente da Junta de Campo de Ourique responde.
Com as eleições à porta, analisamos o estado do bloco central em Portugal e o que pode explicar a elevada quantidade de jovens que se abstêm de votar em período de eleições. Apesar dos avanços conseguidos em matéria de consumo e tráfico de droga, o consumo de cocaína em Lisboa ainda é um problema.
Um arguido detido num processo de tráfico de droga foi apanhado numa conversa telefónica a dar instruções à namorada sobre como fazer chegar dinheiro ao magistrado judicial. À SÁBADO, Ivo Rosa nega ter recebido qualquer quantia e garante: “Não percebo qual é o objetivo disto”.
Os bairros de lata que agora são de luxo, os planos de Trump para o regresso e a história da música em discos – tudo na sua SÁBADO diária.
O filho do primeiro-ministro mudou-se para um novo Casal Ventoso, a antiga Pedreira dos Húngaros está em construção e o Bairro das Marianas tem penthouses. Como ganharam (boa) fama?