Sábado – Pense por si

Zonas vermelhas de Lisboa e do Porto: na rota dos bairros da droga

Raquel Lito
Raquel Lito 16 de outubro de 2024 às 23:00

Andámos no Casal Ventoso, na Mouraria, nos Anjos e noutras zonas críticas de tráfico na capital. Há relatos de moradores coagidos a acolher traficantes, consumidores criados em zonas de elite e hoje sem-abrigo, outros a viverem em tendas. Na Invicta, a situação não é melhor. Veja o vídeo.

Um homem de camisola preta corre para o prédio de habitação social. As cores da fachada estão esbatidas pela falta de manutenção. São 14h de uma segunda-feira de chuva (7 de outubro) e nem o mau tempo abranda o negócio no Casal Ventoso, em Lisboa. O presumível traficante (aparenta ter menos de 30 anos) avisa a vizinhança da chegada do carro patrulha da PSP e entra.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.